Com quase 1,5 milhão de filiados, o Progressistas é um dos maiores partidos do Brasil criado há 34 anos
Segundo o Bnews, o Progressistas (PP) tem se articulado para disputar as prefeituras de Salvador e Camaçari em 2020. Focando em toda região metropolitana de Salvador. O candidato à prefeitura de Salvador deve ser o deputado estadual Niltinho, que também é cotado para a disputa da prefeitura de Madre de Deus. Já em Camaçari, a aposta do partido é Júnior Muniz, também deputado estadual.
Niltinho seria a opção ao deputado federal Cacá Leão, apontado como principal nome da sigla para a disputa pelo comando da capital baiana. Em seu primeiro mandato, o deputado estadual também é cogitado para concorrer a prefeito de Madre de Deus, mas tem recusado as sondagens. Ele ainda teria sido designado por João Leão para coordenar a estratégia do PP para a Região Metropolitana de Salvador (RMS) no próximo pleito. O objetivo do PP é manter o comando de cidades consideradas chave, como São Francisco do Conde e Candeias e ampliar nos outros municípios, a exemplo de Lauro de Freitas, onde o partido comandou por quase duas décadas consecutivas e realizou grandes projetos no município. O Acesse Política lembra que foi em Lauro de Freitas que o vice-governador João Leão exerceu seu primeiro mandato como político, quando foi eleito prefeito entre 1988 e 1992. Foi na gestão de Leão que o município abriu centenas de ruas e levou empresas e a industria para se instalarem no município. O nome que vem sendo mais cotado para disputar as eleições em 2020 é o do empresário Mauro Cardim que foi secretário da gestão de Moema Gramacho.
Cardim rompeu com a prefeita após apresentar por mais de dois anos e meio inúmeros projetos para o município e segundo ele, os mesmos eram sempre engavetados pela gestora. O Acesse Política teve acesso a alguns deles, que vão da mobilidade urbana e meio ambiente como o SOS Rio Joanes, até tecnologia, como o Laboratório de Robótica e difusão da fibra ótica na cidade.