O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Nelson Leal (PP), realizou o encerramento do II Curso de Assessoria Parlamentar para Oficiais Policiais Militares e Bombeiros da Bahia nesta última sexta-feira (16). “Com muita alegria abrimos a casa para recebê-los. É fundamental que cada vez mais o Poder Legislativo se insira no seio da sociedade. Podem ter a certeza de que estamos com as portas abertas a todas as demandas da corporação”, afirmou Nelson Leal, saudando os oficiais presentes, ao lado do deputado estadual Marcelino Galo (PT) e do assistente militar da AL-BA, tenente-coronel Motta Lima.
O curso, iniciado segunda-feira passada (12.08), aconteceu pelo segundo ano no Plenarinho da AL-BA e é promovido pela Associação dos Oficiais Militares Estaduais da Bahia (Força Invicta) e Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme). O objetivo é capacitar oficiais militares para o exercício da função de Assessoria Parlamentar, na elaboração de projetos que possam subsidiar os parlamentares em questões relacionadas à segurança pública e representatividade da classe.
Segundo o presidente da Força Invicta, coronel PM Copérnico Mota, a partir do curso os oficiais se capacitam a apresentar soluções para a sociedade, por intermédio do Poder Legislativo. O coronel Mota disse ao presidente Nelson Leal que o sentimento dos participantes é de gratidão a Assembleia Legislativa pela intermediação junto ao governador em assuntos de interesse da oficialidade.
Os oficiais solicitaram a Nelson Leal e Marcelino Galo a interseção junto ao governador para que o Bacharelado em Direito seja o requisito de acesso ao oficialato, como já acontece em 20 estados da Federação. O presidente da Assembleia assegurou que ele e Marcelino Galo serão dois defensores desta reivindicação. “Vamos conversar com o governador Rui Costa sobre a importância dela”, finalizou.