sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / POLÍTICA / Lençóis na Chapada Diamantina encerra a série ‘Meu Município, meu patrimônio’
sábado 17 de agosto de 2019 às 09:22h

Lençóis na Chapada Diamantina encerra a série ‘Meu Município, meu patrimônio’

POLÍTICA


O Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado neste sábado (17) a Confederação Nacional de Municípios (CNM) encerra a série Meu Município, meu patrimônio com a histórica cidade de Lençóis, da Bahia. Portal de entrada para a Chapada Diamantina, o Município teve o conjunto arquitetônico e paisagístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1973.

Até hoje, Lençóis – que abriga 570 imóveis na área protegida – conserva grande parte das características originais. A Praça Horácio de Matos, que movimenta a noite da cidade, é considerada o espaço público mais importante. De acordo com o Iphan, entre 1845 e 1871, o Município foi o maior produtor mundial de diamantes e a terceira principal cidade da Bahia. A época, funcionava como entreposto comercial de exportação para a Europa e de importação de artigos de luxo.

Quase dois séculos depois, a joia rara do Município baiano é outra. O que atrai milhares de turistas mensalmente ao local é a beleza única da Chapada Diamantina, uma região de serras que tem três biomas brasileiros, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, em 152 mil hectares. O Parque, que possui 38 trilhas de entrada, soma 33 cachoeiras, 16 sítios arqueológicos, duas cavernas e quase 300 quilômetros de trilhas. Além de caminhadas e banhos de rio, para os mais aventureiros há opções de canoagem, escalada e montain bike.

Consórcios

Com maior infraestrutura, Lençóis é ponto de abrigo para os visitantes na região. “Temos 106 hotéis e um em construção, 210 casas de aluguel, 280 guias turísticos e 300 comércios”, lista o prefeito Marcos Airton de Araújo. Apesar dos benefícios, ele lembra que há também os desafios. “Recebemos repasses para uma cidade de 12 mil habitantes, mas administramos a cidade com uma população, muitas vezes, superior a 30 mil”, pontua.

Oferecer serviços a todos – como saneamento e saúde –, portanto, possui especificidades em Municípios turísticos. Para se ajudarem e buscarem melhorias, os prefeitos trabalham em conjunto por meio do Consórcio Intermunicipal do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina – Consórcio Chapada Forte. “A gente defende a chapada em bloco”, enfatiza o gestor. O grupo é formado por 15 Municípios baianos.

Veja também

Entrevista: ‘O MDB não tem dono, mesmo que seja prefeito de São Paulo’, diz Renan Calheiros

Um dos principais caciques do MDB e aliado do presidente Lula da Silva (PT), o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!