A Escola do Legislativo, através da coordenação de estágio e em parceria com o departamento pedagógico e o setor de projetos especiais, lança o Programa de Aprimoramento e Desenvolvimento Profissional para os Estagiários de Nível Médio.
O programa visa auxiliar no desenvolvimento profissional desses jovens, fazendo com que, após o fim do estágio na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), eles estejam mais preparados para conseguirem novas oportunidades no mercado de trabalho.
“Como coordenadora de estágio sempre quis mais para esses jovens. Então, pensamos em ajudá-los a desenvolver suas habilidades e sanar suas deficiências, assim estarão mais preparados para o que vier depois desse primeiro contato com o mundo profissional”, relata Laissa Lemos, servidora responsável pelo Núcleo de Estágio.
O projeto possui diversas fases e a primeira delas é a ambientação, onde nos seus dois primeiros dias, os estagiários dirigem-se à Escola do Legislativo e participam de um curso preparatório cujo foco principal é entender como funciona a estrutura administrativa da Alba. Além disso, aprendem as noções básicas de administração, direitos e deveres dos estagiários e funcionamento dos três poderes.
Após o processo de ambientação nos devidos setores, os estagiários passarão para a segunda fase do programa. Serão realizadas entrevistas, com intuito de diagnosticar as necessidades de cada um, desenvolvendo um plano de aprendizagem personalizado.
A partir disso, os jovens serão encaminhados para os cursos disponibilizados pela Escola, auxiliando a superar suas limitações e contribuindo para o seu desenvolvimento profissional. “O objetivo desse programa é que eles saiam daqui mais preparados para o mercado de trabalho e que, durante esse tempo na Alba, possamos contribuir para que isso aconteça”, explica Laissa.