O último dia do IV Encontro Regional da Jovem Advocacia do Nordeste foi marcado por debates que muito interessam a classe e a sociedade como um todo. Na tarde desta última sexta-feira (9), os jovens advogados se reuniram no Hotel Fiesta em Salvador para tratar, dentre outros temas, das reformas trabalhista e previdenciária.
No painel “Uma Advocacia Frente à Reforma Trabalhista”, especialistas compartilharam com o público pontos de vista acerca do novo cenário imposto pela Lei 13.467/2017, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Para a conselheira seccional Joana Rodrigues, é necessário entender que, numa perspectiva contemporânea, a democracia tem como um dos seus pilares a garantia e a proteção dos direitos sociais.
“Não é possível pensar nessa democracia dissociada do arcabouço de proteção social. Não é possível falar de democracia se essa democracia estiver mergulhada na desigualdade social extrema, que é exatamente o que nós estamos vivendo em nosso país hoje”, afirmou.
Segundo a também conselheira da OAB-BA Joeline Araújo vivemos no Brasil um tempo de crise institucionalizada em todos os poderes que foi agravado com a Reforma Trabalhista. Ela ressalta que nesse cenário é preciso que a advocacia se reinvente.
“É importante a gente se esforçar para pensar fora da caixa e saber como lidar com isso, uma vez que a Reforma está posta. As ações diretas de inconstitucionalidade tramitam, mas ninguém sabe ao certo como será tudo isso”, afirmou. Participaram ainda do painel os advogados Vander Costa, Diego Oliveira, além do presidente da OAB-PB Paulo Maia.
Solidariedade
O encerramento do Encontro ainda foi marcado por um belo gesto de solidariedade. A Associação Vó Flor, que atende 70 crianças mensalmente e 30 diariamente, recebeu uma doação de mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis. Os donativos foram doados pelos participantes do IV Encontro Regional da Jovem Advocacia do Nordeste, que trocaram os alimentos pelas pastas do evento.
A representante da instituição atendida, Matilde Benvinda, agradeceu ao gesto do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia. “Foi uma atitude muito bonita essa da OAB e que irá nos auxiliar muito”, disse. A Associação Vó Flor funciona no Largo da Madragoa, na Ribeira, e oferece, além de três refeições diárias, aulas de reforço escolar, capoeira, ginástica, canto e atividades culturais.