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terça-feira 6 de agosto de 2019 às 16:17h

Formação Continuada mobiliza cerca de 2,5 mil educadores e gestores até sexta

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Até sexta-feira (9), cerca de 2,5 mil profissionais da educação da rede estadual, entre coordenadores pedagógicos e gestores escolares, terão participado do segundo encontro de Formação Continuada. A atividade é promovida pelo Instituto Anísio Teixeira, órgão que integra a estrutura da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e alcança educadores e gestores dos 27 Territórios de Identidade.

Para poder contemplar os profissionais da educação de todos os Territórios, o IAT organizou a Formação Continuada por meio de 12 Polos Formativos (Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Caetité, Santo Antônio de Jesus, Itabuna, Itaberaba, Jacobina, Juazeiro, Barreiras, Seabra). Nesta segunda e terça (5 e 6), estarão reunidos os educadores e gestores dos Polos de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Paulo Afonso.

Segundo a diretora pedagógica do IAT, Diana Melo, a Formação Continuada tem como pilares o currículo, a avaliação e a prática pedagógica. “No primeiro encontro trouxemos as funções, rotinas e práticas inseridas na atuação dos diretores e coordenadores com foco na gestão das aprendizagens. Hoje iniciamos as temáticas do currículo e avaliação como indutores do planejamento para as escolas”, completou.

“Está sendo ótimo participar desta Formação Continuada. Os Temas são importantes e eu saio daqui com muito aprendizado. Ouvimos as experiências de outras escolas e assim a gente identifica o que a gente tem deixado para trás, o que não está acontecendo como deveria na escola para poder melhor”, afirmou Tania Pita, diretora do Colégio Estadual Aristides de Souza Oliveira, em Salvador.

“Este encontro está bem focado no fazer pedagógico do coordenador e a gente consegue pensar algumas questões mais direcionadas para a nossa realidade.Ter esse momento formativo organizado nos dá subsídios para estarmos na escola de forma mais proativa. Nós discutimos o plano de intervenção que fizemos durante a Jornada Pedagógica e agora sabemos quais caminhos devemos seguir para melhorar, não os indicadores, mas o processo de ensino aprendizagem também”, Graciane Guimarães, coordenadora Pedagógica do Colégio Estadual Alberto Valença, também de Salvador.

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