Coca Branco, Tito e Mateus Reis atualmente fazem parte da legenda e cada um segue um caminho oposto
Com dois vereadores o partido Cidadania (ex-PPS) terá que fazer muito mais do que mudar de nome, caso pretenda passar a participar ativamente da política em Lauro de Freitas.
Atualmente sem comissão provisória, devido a não renovação após o vencimento do prazo, a legenda também está devendo prestações de contas ao TRE. A falta de direcionamento partidário deu espaço para que cada vereador decidisse os rumos dos mandatos que ocupam. O vereador Tito Coelho (Cidadania) apoia o poder executivo, chefiado pela prefeita Moema Gramacho (PT), já o vereador Coca Branco faz oposição. Por sua vez, o ex-vereador Mateus Reis, que disputou a prefeitura em 2016, tendo ainda concorrido a uma vaga para deputado estadual em 2018 e possivelmente dispute novamente a prefeitura em 2020, também está filiado ao Cidadania.
Na última semana, uma fotografia circulou pelas redes sociais registrando uma visita do vereador Coca Branco ao prefeito de Salvador ACM Neto (DEM). Na foto, a ausência de Mateus Reis confirma o afastamento que ele tomou dos demais nomes do Cidadania ao optar caminhar com Teobaldo Costa (sem partido) que, durante as comemorações da emancipação da cidade, declarou ser possível caminhar com Mirela Macêdo (PSD) buscando conquistar a prefeitura de Lauro de Freitas nas próximas eleições.
Enquanto posicionamentos divergentes buscam espaço político no Cidadania, o Partido segue sem comando.