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domingo 4 de agosto de 2019 às 10:14h

Novo portal do RH da Assembleia Legislativa da Bahia está no ar

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Aperfeiçoamento e economia. Estas são as palavras que definem a nova cara do Portal do RH da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O novo layout foi ao ar neste 1º de agosto, dia do retorno dos trabalhos dos parlamentares no Legislativo baiano. Com as mudanças na plataforma, o servidor, baseado no seu nível de permissão, terá acesso a serviços como contracheque, frequência diária e gestão de gabinetes.

Por questão de segurança, o servidor deve atualizar sua senha no primeiro acesso ao site, um procedimento simples e rápido, como explicou o gerente de Pessoal na Superintendência de Recursos Humanos da AL-BA, Cláudio Santana: “No primeiro acesso, o servidor vai encontrar a mensagem de que precisa atualizar a senha. Neste momento, ele terá a opção de criar uma senha ou recadastrar a que já vinha utilizando. O acesso continua sendo com a mesma segurança, os dados são criptografados. O servidor pode ficar tranquilo, pois não há risco algum de que alguma pessoa acesse seus dados”.

Segundo Santana, o novo portal aperfeiçoou os serviços que já eram disponibilizados e avançou na proposta de diminuição do uso de papel na rotina administrativa do Legislativo. O site, destaca o gerente, está com um sistema novo e desenvolvido pelos servidores da Casa. “Nós já tínhamos o serviço de frequência e acesso ao contracheque no portal, mas era através de uma empresa terceirizada. Agora, estamos passando a utilizar um sistema próprio para registro de frequência e para acesso às informações de contracheque. Isso representa economia, a ALBA não vai mais precisar pagar por estes serviços, pois o desenvolvimento é próprio”, disse o gestor.

Durante o primeiro dia de uso do novo portal, alguns servidores relataram dificuldades no acesso à plataforma. Cláudio Santana afirma que a equipe técnica está atenta para sanar eventuais dúvidas e afirma que é necessária compreensão por parte dos usuários do site neste momento de transição. “Caso tenham alguma dificuldade, nos contatem, pois temos diversos técnicos que poderão ajudar tirando dúvidas. É um sistema novo, o modelo é muito semelhante ao site anterior”, comparou.

Uma medida que melhorou a comunicação e o processo administrativo entre gabinetes e o RH foi o sistema de gestão de gabinetes, que foi implantado no início do ano e também integra o novo portal. “A gestão de gabinetes trouxe mais celeridade para a movimentação dos assessores parlamentares. Os deputados, muitas vezes, queriam fazer uma nomeação, saber como estava o quantitativo de pessoal, quanto já havia sido usado da cota do gabinete. Hoje, se tem uma facilidade muito maior, porque dentro do próprio gabinete, o deputado já tem acesso a todas estas informações. Essa praticidade reduziu o uso do papel e aumentou a economia de recursos”, explicou Santana.

Versão mobile

Com a chegada do novo Portal do RH da ALBA, é esperado também uma versão mobile do sistema. De acordo com Cláudio Santana, a equipe está trabalhando no desenvolvimento de um aplicativo para que o servidor possa acessar os serviços em celular.

O gerente de Pessoal do RH explica que o aplicativo que estava disponível foi desenvolvido também pela empresa terceirizada. Assim, a nova ferramenta será executada e desenvolvida por servidores da ALBA. “Em breve, o aplicativo estará sendo disponibilizado para os servidores. Por um curto espaço de tempo, a gente vai ficar sem ele, mas em breve voltará com uma roupagem diferente”, apontou Santana.

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