O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) criticou a ação de seguranças da CCR Metrô contra ambulantes, durante episódio ocorrido, numa estação da capital baiana, nesta segunda-feira (29). Através de moção registrada no Legislativo baiano, o parlamentar exige providências do governo estadual e da empresa diante do ocorrido.
“A empresa que administra o modal deveria colocar os seguranças para atender os usuários, organizar as filas, cobrar pontualidade na chegada e saída dos ônibus e não atacar quem luta pela sobrevivência”, condenou o deputado, que é membro da Comissão de Direitos Humanos da Casa.
Hilton Coelho esclarece que não é contrário ao ordenamento, mas condena a utilização de violência, lembrando que esse não é o primeiro caso registrado no Metrô de Salvador. “Estamos em um período de crise econômica e o desemprego cresce a cada dia. É preciso sensibilidade para tratar deste grave problema social”, defendeu.
“Como as pessoas que sobrevivem do mercado informal vão se sustentar se não puderem ficar na região de maior concentração de pessoas?”, questionou o psolista. “Queremos discutir organização nas estações, acesso fácil para os usuários, mas não podemos esquecer do direito dos ambulantes trabalhar e ganhar honestamente o seu sustento”, concluiu.
É preciso pegar estes ambulantes, dar um treinamento , e colocar em atividades com descencia e sem barulho e insistencia deles com os clientes ????
Hilton Coelho (PSOL) está certo. É preciso ter uma maneira para se buscar o sustento de modo honesto e não vai ser com a violência que se resolve, é necessário melhor a organização do metrô e criar alternativa para os ambulantes.