Diante da alta demanda de reclamações de consumidores contra empresas de telefonia e a necessidade de fomentar a melhoria dos serviços prestados nessa área, o Ministério Público Estadual, por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Consumidor (Ceacon), lançou na segunda-feira (29), o projeto ‘Conexão Consumidor’. Na ocasião, também foi apresentada a campanha publicitária que conta com spots de rádio e vídeos gravados com o influencer digital Leo Marques, que serão divulgados nas redes sociais da Instituição.
Segundo dados da Anatel, em 2018, foram registradas 335.735 reclamações no órgão relativas às empresas da área de telecomunicações, no Procon foram recebidas 1.716 reclamações, e no MP, apenas 15. “Queremos que os consumidores procurem a promotoria de Justiça mais próxima para registrar sua queixa”, informou a promotora de Justiça Márcia Câncio.
No ranking divulgado pela Anatel, a Bahia ocupa o 25º lugar de satisfação em Internet banda larga, e o 26º no ranking de telefonia fixa e de telefonia móvel pós-paga, entre 27 estados pesquisados. A programação contou também com a palestra ‘Serviços ofertados por concessionárias de serviços públicos, em especial de telefonia e internet à luz do Código de Defesa do Consumidor’, que foi ministrada pelo promotor de Justiça José Augusto Peres.