A Câmara Municipal de Salvador retoma as atividades legislativas nesta próxima segunda-feira (5) após o período de recesso parlamentar. Além das sessões ordinárias, realizadas de segunda a quarta, às 15h, no Plenário Cosme de Farias, a Casa Legislativa mantém sua agenda de cerimônias especiais, a partir das 19h, que homenageiam personalidades e instituições que contribuem com o Município.
O primeiro evento agendado acontecerá já no dia 5, com sessão solene que concederá o Título de Cidadão da Cidade do Salvador ao diretor regional do Assaí Atacadista, Sandro Oliveira. A homenagem, idealizada pelo ex-vereador Leo Prates, será dirigida pelo vereador Demetrio Oliveira (DEM).
Na quinta-feira (8), por iniciativa do vereador Marcos Mendes (PSOL), a Câmara renderá homenagem em sessão especial ao mestre de capoeira Moa do Katendê (In memoriam), assassinado por motivação política em 2018.
O almirante-de-esquadra Álvaro Luís Pinto será condecorado com a Medalha Zumbi dos Palmares, no dia 13. A autoria da resolução é do vereador Pedro Godinho (DEM).
Comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), o coronel Anselmo Brandão será agraciado no dia 14 de agosto, por requerimento do presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (SD), com duas honrarias: Título de Cidadão da Cidade do Salvador e Medalha Thomé de Souza. No dia seguinte, 15, também de autoria do chefe do Legislativo, a Casa outorgará a cidadania soteropolitana à jornalista carioca Letícia Muhana.
Dia do Maçom e Visibilidade Lésbica
Na segunda quinzena do mês de agosto, a Câmara continuará as ações de reconhecimento e celebrará datas representativas. No dia 16, uma sexta-feira, o compositor Walmir Lima receberá do Legislativo a Medalha Cultural. O propositor da honraria é o vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) – gestor do Centro de Cultura da CMS.
O delegado federal Rony José da Silva terá o trabalho reconhecido pelos vereadores no dia 19, com a outorga da Medalha Thomé de Souza, requerida pelo presidente Geraldo Júnior.
Comemorado anualmente na Casa, por iniciativa do vereador Alfredo Mangueira (MDB), o Dia do Maçom será celebrado no dia 20.
O presidente Geraldo Júnior também requereu sessões solenes que homenagearão, nos dias 21 e 26, o coronel da PM Paulo Uzêda (Medalha Thomé de Souza) e o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues (Título de Cidadão do Salvador).
O dia 23 será de celebração para o coronel André Lira Brandão, que receberá a cidadania de Salvador. A sessão solene foi proposta pelo vereador Beca (Cidadania).
O dia 29 de agosto, data dedicada à Visibilidade Lésbica, a Câmara promoverá sessão especial requerida pela vereadora Marta Rodrigues (PT).
A agenda está sujeita a alterações e inclusão de novos eventos, com divulgação prévia no portal da Casa (www.cms.ba.gov.br