Na avaliação do ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) poderá ser fechada caso aprove regras que versam sobre o plantio de cannabis no Brasil para a produção de medicamentos. Em entrevista ao Jota, Terra disse que “pode ter ação judicial”, se o órgão flexibilizar as regras.
“Pode até acabar a Anvisa. A agência está enfrentando o governo. É um órgão do governo enfrentando o governo. Não tem sentido”, frisou o ministro ao veículo.
Para o ministro, as discussões sobre medicamentos à base de cannabis são um tipo de cortina e encobrem o verdadeiro objetivo que, segundo ele, é a liberação do uso recreativo de todas as drogas. “Os caras que querem liberar a maconha se escondem atrás do desespero das mães de pacientes”, afirmou Osmar Terra.
À reportagem, o ministro afirmou que o presidente da Anvisa, William Dib, “está completamente comprometido com a causa da liberação”. Ele ainda disse que a indústria compartilharia do mesmo objetivo, apesar de se apresentar como interessada na produção de terapias com canabinóides.
Para minar a proposta da agência, o ministro da Cidadania defende uso de medicamento com canabidiol sintético, que está em desenvolvimento pela farmacêutica brasileira Prati-Donaduzzi.