Os números de vítimas de escorpião estão aumentando na cidade de Vitória da Conquista e a cada dia a situação se torna ainda mais complicada. É necessário que todos fiquem atentos com o aparecimento constante desses animais, pois a sua picada pode ser fatal.
“Após esses aparecimentos constantes de escorpiões na região, a atenção precisa ser redobrada, principalmente com as crianças e os idosos. Os escorpiões têm hábitos noturnos e por gostarem de ambientes escuros acabam impossibilitando muitas vezes a visualização deles”, comentou Marcell Moraes.
Moradores do bairro Santa Cruz e de outras localidades do município de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia, estão bastante preocupados porque, nos últimos meses, vários escorpiões têm aparecido na região e invadido as residências. Em uma das casas, nove escorpiões foram encontrados nos últimos dois meses.
Conforme a coordenação municipal de endemias, em 2019, 800 residências foram visitadas por agentes e 300 escorpiões foram encontrados. Em 2018, 700 casas foram visitadas e 600 escorpiões foram achados e capturados.
Os bairros onde mais escorpiões foram encontrados foram Campinhos, Vila Elisa, Esplanada do Parque e Morada dos Pássaros.
A salgadeira Sonaide Souza Lima colocou sete dos nove escorpiões que encontrou em casa em recipientes. Ela mora na residência, que é alugada, há dez meses.
Ela conta que o primeiro animal que avistou no imóvel estava na parede. O escorpião caiu no chão quando ela estava mexendo num armário da cozinha. Outro escorpião foi visto, dias depois, caminhando pela sala.
A orientação é que os moradores acionem a coordenação de endemias caso encontrem escorpiões em casa. O órgão na cidade atende pelos números (77) 3429-7419 ou 3429-7421.