A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) com apoio da Prefeitura de Candeias, promoveu na Câmara de vereador na última semana, um encontro com gestores municipais, agricultores familiares e famílias em situação de vulnerabilidade social, beneficiárias do PAA e assistidas pelas redes socioassistenciais dos municípios, com objetivo de encerrar e avaliar a 1ª etapa da execução direta do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na Região Metropolitana de Salvador.
Para Carlos Martins é uma realização pessoal e profissional estar na SJDHDS, pois nesta secretaria vê de perto a transformação na vida das famílias de baixa renda que tem a possibilidade de ter os sonhos realizados. “Falando do PAA, foram 140 toneladas de alimentos comprados dos agricultores familiares e doados para as famílias. Agradeço aos prefeitos da RMS que abraçaram a idéia do PAA e transformaram vidas.”, disse o secretário.
Na oportunidade o prefeito de Candeias, Pitagoras Ibiapina, agradeceu a oportunidade dada ao município. “Aqui no município 1200 famílias foram beneficiadas pelo PAA e 37 agricultores produziram os alimentos doados e isso é muito gratificante. Que sirva de incentivo para a renovação do programa em Candeias e em toda Região Metropolitana”, pontuou.
A beneficiária do PAA em Candeias, Sandra Santos, que recebeu o certificado de participação no programa, estava muito feliz. “Agradeço a todos pelo benefício. Fui uma das primeiras a ser beneficiada com os produtos de qualidade do PAA”, relatou Sandra.
O Agricultor, Antônio Eudes, de Pojuca, que também recebeu o certificado, manifestou a felicidade de produzir produtos de qualidade para fornecer às famílias. Além do Sr. Antônio e de Sandra, agricultores e beneficiários de outros municípios da RMS também receberam o certificado das mãos do secretário estadual, prefeito e secretários municipais.
De acordo com a coordenadora do PAA em Candeias, Edmaria Bispo, ter ficado a frente do programa e ter alcançado os objetivos, a deixa com a sensação de dever cumprido e com mais vontade de buscar a continuação do projeto na cidade. “Pensei que não fosse dar conta, mais conseguir, uma etapa vencida com a ajuda da equipe da SJDHDS e de todos os setores envolvidos. Martins, o seu trabalho é de uma humanidade extrema. Obrigada prefeito por me dar esse desafio”, comemorou.
Além do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Carlos Martins e do prefeito de Candeias, Dr. Pitagoras Ibiapina, participaram do encontro secretários municipais de agricultura, secretários municipais de assistência social, agricultores familiares, cooperativas e beneficiários do programa nos municípios de Candeias, São Francisco do Conde, Simões Filho, S. Sebastião do Passé, Dias D’avila, Pojuca e Mata de São João.