A Assembleia Legislativa Bahia (AL-BA) entrou oficialmente em recesso, nesta última segunda-feira (1°), após um semestre movimentado com votação de 933 proposições.
Uma das últimas matérias aprovadas na Casa foi o que autoriza o governo estadual utilizar, até 2022, parte dos recursos do Fundo Financeiro da Previdência Social dos Servidores Públicos (Funprev) para o pagamento de benefícios previdenciários, sem autorização do Conselho Previdenciário do Estado (Conprev), alem da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2020.
De acordo com o presidente da AL-BA, deputado estadual Nelson Leal (PP), a suspensão das atividades em plenário não altera o trabalho nos gabinetes parlamentares ou as ações administrativas da Casa, que passa a funcionar em regime de turnão até o dia 30 de julho.
Portanto, será das 13h às 19 horas, exceto às sextas-feiras, quando o expediente será no turno matutino e encerrado às 13 horas. Para Nelson Leal, a medida de cunho administrativo deve economizar cerca de R$1 milhão, com a redução de despesas com energia, água, transporte, manutenção e limpeza, mas sobretudo, com relação à alimentação, pois o restaurante ficará desativado.