Com o intuito de oferecer um serviço de excelência na Saúde Municipal, a prefeitura de Santa Maria da Vitória no Oeste da Bahia, tem realizado periodicamente cursos de reciclagem e aperfeiçoamento dos seus profissionais. Toda a equipe de enfermagem, incluindo os enfermeiros, técnicos e auxiliares, que atuam no Hospital, UPA e ESFs, passou por capacitação específico de cuidados a feridas.
A formação foi aplicada pela enfermeira mestre em terapia intensiva e estomaterapia, Rayssa Paranhos, que abordou cuidados específicos de como tratar cada ferimento, além de técnicas avançadas de curativos.
“Não adianta oferecer uma boa estrutura se tivermos profissionais inaptos a operá-la. Se estamos brigando para ter um hospital regional aqui na cidade, nada mais justo do que termos uma equipe bem preparada para atuar em cada caso. Isso inclui o tratamento clínico e domiciliar. E eu acredito que ter êxito na área da Saúde é poder contar com suporte técnico e mão de obra qualificada”, observou o prefeito Renatinho, ressaltando que uma das prioridades da sua gestão tem sido a valorização profissional e a boa prestação de serviço, sobretudo os essenciais, como saúde e educação.
O Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Fagundes, acredita que a capacitação vai oferecer aos pacientes um tratamento mais humanizado. “Há o ganho técnico-profissional para a nossa equipe, mas há o ganho que não podemos mensurar, que é o de qualidade e segurança”, destaca.
Segundo ele, os ensinamentos vão oferecer subsídios teóricos aos profissionais do município, para que sejam usados na prática diária. “Sabemos que quando o tratamento é adequado diminui os riscos de contaminação do paciente e com isso sua recuperação é mais rápida, desonerando os custos e liberando os tão concorridos leitos da rede pública. Por isso, a importância de termos um quadro competente e isso tem sido prioridade nesse governo “, finalizou.