segunda-feira 25 de novembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Na Bahia, mais de 1.200 estudantes da rede estadual irão desfilar no 2 de julho
sexta-feira 28 de junho de 2019 às 15:52h

Na Bahia, mais de 1.200 estudantes da rede estadual irão desfilar no 2 de julho

NOTÍCIAS


Os estudantes integrantes das bandas e fanfarras escolares da rede estadual de ensino já estão na expectativa para o Desfile Cívico do 2 de Julho, na próxima terça-feira. Mais de 1.200 estudantes que integram 23 bandas e fanfarras das escolas estaduais participarão do cortejo. Parte das agremiações sairá da Soledade e parte do Pelourinho. Pela manhã, a concentração será às 6h30 no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão, Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, no Queimadinho, bairro da Liberdade. Já no período da tarde, a partir das 13h30, outras fanfarras sairão do viaduto da Sé em direção ao Campo Grande.

Para alinhar os últimos preparativos, nesta sexta-feira (28), o Colégio Estadual Pinto de Carvalho, localizado no bairro de São Caetano, em Salvador, realizou um ensaio com fanfarras de quatro unidades escolares que, neste sábado (29), às 9h, desfilarão juntamente com mais sete escolas pelas ruas do bairro durante o VII Intercolegial de Bandas e Fanfarras. O ensaio contou com a participação da Orquestra Neojibá, que possui uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado. O repertório contou com uma musicalidade variada, incluindo o Hino ao 2 de Julho.

O maestro do Neojiba, Helder Passinho, falou da importância dessa parceria com as fanfarras escolares. “Para nós do Neojiba é sempre um grande prazer contribuir para o movimento das bandas e fanfarras escolares e parabenizo o trabalho feito no intercolegial com um suporte pedagógico e técnico”, destacou.

Para o estudante Pedro Luis Rosa, 16 anos, que faz parte do pelotão cívico da fanfarra do Colégio Estadual Carlos Alberto Cerqueira, a fanfarra mudou a sua vida. “Eu era muito tímido e foi através da fanfarra que eu superei isso e, também, passei a me sentir mais motivado com os estudos”, afirmou. A estudante Kailene dos Santos, 14, que toca o instrumento Bombo, na fanfarra do Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro, disse que desfilar pelas ruas da cidade é emocionante. “Nos desfiles temos a oportunidade de mostrar nossos talentos e perceber o reconhecimento das pessoas que nos assistem e isso é muito bom”, disse.

O desfile do VII Intercolegial de Bandas e Fanfarras acontecerá nos dois turnos com os seguintes colégios estaduais: João Caribé, Carlos Alberto Cerqueira, Desembargador Pedro Ribeiro, CEEP Navarro de Brito, Helena Mateus, Visconde de Mauá, Roberto Santos, Noêmia Rego e Aplicação Anísio Teixeira, Azevedo Fernandes e Diná Gonçalves.

Já os colégios estaduais participantes do desfile do 2 de Julho são: Antônio Carlos Magalhães, Desembargador Pedro Ribeiro, Dois de Julho, Nelson Mandela, Professor Carlos Barros, Rômulo Almeida, Elisabeth Chaves Veloso, Marileine da Silva, Roberto Santos, Centro Estadual de Educação Profissional Luiz Navarro de Brito, Alfredo Agostinho de Deus, Américo Simas, Aplicação Anísio Teixeira, Deputado Manoel Novaes, Duque de Caxias, Edilson Souto Freire, Helena Matheus, João Caribé, Monsenhor Manoel Barbosa, Raphael Serravalle, Reitor Miguel Calmon, Ruben Dario e Severino Vieira.

Confira a programação das fanfarras no Desfile Cívico do 2 de Julho:

Manhã

6h30 – Concentração no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão, Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito (Queimadinho)

7h30 – Ordem de saída

Largo da Soledade

Escola Estadual Professor Roberto Santos (Castelo Branco)

Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães (Acupe de Brotas)

Colégio Estadual Dois de Julho (Fazenda Grande do Retiro)

Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida (Imbuí)

Do túnel que sai para Água de Meninos

Colégio Estadual Professora Elisabeth Chaves Veloso (Cabula VI)

Do IFBA do Barbalho

Colégio Estadual Nelson Mandela (Periperi)

Colégio Estadual Professora Marileine da Silva (Mata Escura)

Do CEEP ICEIA

Colégio Estadual Professor Carlos Barros (Paripe)

Trajeto

Sobe para o Largo da Soledade

Igreja da Lapinha – Após a passagem da Cabocla e autoridades, as fanfarras descem a Ladeira da Soledade, Convento do Carmo, Pelourinho. A partir do Pelourinho as fanfarras estão dispensadas para ir em direção à Barroquinha.

Tarde

13h30 – Concentração no Viaduto da Sé

Colégio Estadual Ruben Dario (San Martin)

Escola Estadual Severino Vieira (Nazaré)

Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro (São Caetano)

Colégio Estadual Duque de Caxias (Liberdade)

Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira (Paralela)

Colégio Estadual Monsenhor Manoel Barbosa (Boca do Rio)

Colégio Estadual João Caribé (São Tomé de Paripe)

Colégio Estadual Helena Matheus (São Cristóvão)

Colégio Estadual Raphael Serravalle (Pituba)

Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes (Canela)

Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon (Simões Filho)

Colégio Estadual Américo Simas (Lauro de Freitas)

Colégio Estadual Alfredo Agostinho de Deus (Lauro de Freitas)

Colégio Estadual Professor Edilson Souto Freire (Dias D’Ávila)

A Cabocla fica na Praça Municipal e as fanfarras sobem a Ladeira da Praça até a esquina da Praça Municipal, seguem em direção à Praça Castro Alves, à Avenida Sete e ao Campo Grande.

A partir de 17h30 – Retorno do Campo Grande

Veja também

Expulsão de migrantes dos EUA pode custar caro para a economia

A expulsão em massa de migrantes que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, tem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!