quarta-feira 12 de março de 2025
Primeira-dama Janja da Silva no Palácio do Itamaraty — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
Home / NOTÍCIAS / O novo foco de insatisfação de membros do governo com Janja
terça-feira 11 de março de 2025 às 20:22h

O novo foco de insatisfação de membros do governo com Janja

NOTÍCIAS


Segundo a colunista Bela Megale, do O Globo, Janja da Silva voltou a ser criticada por ministros de peso do governo. O motivo foi a atuação da primeira-dama na indicação da advogada Verônica Abdalla Sterman para compor o Superior Tribunal Militar (STM).

A queixa de ministros não foi sobre a escolha da advogada, que teve, além de Janja, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann como madrinha. O problema apontado é a maneira como o processo se deu. O foco central de insatisfação é que o Ministério da Defesa sequer foi consultado sobre o nome, como costuma ser praxe em indicações para o Tribunal Militar.

Os ministros relataram à coluna que sabiam do favoritismo de Verônica Sterman, mas afirmam que causou “surpresa geral” a nomeação da advogada ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) no sábado, 8 de janeiro. Como informou a coluna, a oficialização do nome de Verônica pelo presidente Lula ocorreu no Dia Internacional da Mulher, atendendo a um pedido de Janja.

Integrantes do governo apontam que a indicada ao STM“furou a fila” de outras nomeações importantes que estão paradas há meses na mesa de Lula, como as duas vagas abertas no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Já a cadeira do STM à qual Verônica foi indicada só ficará vaga em abril.

Ministros consideraram que, depois do apelo pessoal que Lula fez ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, para permanecer na pasta, o presidente faria gestos diretos a ele, como ouvi-lo para a nomeação do Tribunal Militar. Integrantes do governo ponderam que Lula e Janja poderiam ter aproximado a advogada do ministro antes de oficializarem a indicação.

Múcio funciona hoje com um “algodão entre cristais” na complexa relação do governo federal com as Forças Armadas. Ele pediu a Lula para deixar a pasta, mas atendeu ao pedido do presidente, que é seu amigo, para ficar mais um ano no governo.

O ministro da Defesa não esteve presente no vídeo divulgado pelo Palácio do Planalto no qual Lula comunica a indicação de Verônica ao STM. Além do presidente e da advogada, estão na gravação Janja e Gleisi Hoffmann.

Veja também

Ex-chefe do DNOCS, Lucas Lobão volta a ser alvo da PF na Bahia por corrupção

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (12), conforme a coluna de Mirelle Pinheiro, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!