O deputado Tum (PSC) protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) indicação na qual pede providências à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) no sentido de viabilizar melhorias na qualidade dos serviços de transporte prestados à população de Juazeiro pela empresa Falcão Real.
A empresa, explica o deputado, há muitos anos atende aos municípios do Sertão do São Francisco e “praticamente monopoliza o transporte de pessoas”. Tum ressalta que a maioria dos veículos “está ultrapassada e a qualidade é, visivelmente, a pior possível”. Segundo ele, são ônibus antigos, que quebram com frequência durante as viagens; ar-condicionado precários, pneus que furam constantemente; poltronas defeituosas; insetos voadores e rastejantes no interior dos veículos, “denunciando a total falta de higiene”. O parlamentar afirmou ainda que, em época de chuvas, os vazamentos são constantes.
No documento, Tum lembra que a Resolução 27/01 da Agerba preconiza “transporte com pontualidade e em condições de segurança, higiene e conforto, do início ao término da viagem”. Isto “não está sendo respeitado, inclusive no que se refere a pontualidade”, denuncia o parlamentar, para quem “falar de conforto nestes transportes é até burlesco”.
Por fim, o autor da indicação chama a atenção para “a má prestação de serviço disponibilizado pela empresa Falcão Real, que é notória e de conhecimento geral, inclusive infringindo dispositivos legais”.