quarta-feira 26 de fevereiro de 2025
Donald Trump - Foto: Reprodução/Youtube
Home / Mundo / MUNDO / Trump vai vender permissão de residência ‘dourada’ por US$ 5 milhões
quarta-feira 26 de fevereiro de 2025 às 06:05h

Trump vai vender permissão de residência ‘dourada’ por US$ 5 milhões

MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente Donald Trump disse nesta última terça-feira (25) que os Estados Unidos começarão a vender um novo tipo de permissão de residência, o “gold card” (cartão dourado), por 5 milhões de dólares (28,9 milhões de reais).

“Vamos vender um ‘gold card’. Vamos colocar um preço de cerca de 5 milhões de dólares”, anunciou Trump, na Casa Branca.

“É como um ‘green card’, mas com um nível maior de sofisticação”, ressaltou o presidente, acrescentando que o cartão dourado vai permitir que o titular acesse a longo prazo o “caminho para a cidadania”.

Com a nova permissão, “os ricos chegarão” ao país, “terão sucesso, gastarão muito dinheiro, pagarão muitos impostos e empregarão muitas pessoas”, acrescentou. A venda começará daqui a duas semanas.

Os oligarcas russos, a maioria dos quais foi sancionada pelos Estados Unidos desde a invasão russa à Ucrânia, poderiam solicitar participação no programa.

“Conheço alguns oligarcas russos que são muito boas pessoas”, disse Donald Trump. “É possível” que possam se qualificar para receber a permissão, acrescentou.

Existe nos Estados Unidos um programa semelhante ao anunciado hoje, o EB-5, destinado a estrangeiros que realizam investimentos de um certo valor no país. Esse programa lhes permite obter um green card de residência permanente.

Segundo Howard Lutnick, secretário de Comércio dos Estados Unidos, o governo pretende acabar com o EB-5, por estar sujeito a fraudes e representar “uma forma de obter um green card a baixo custo”. “Vamos substituí-lo pelo ‘cartão dourado de Trump’”, explicou no Salão Oval, ao lado do presidente, que está determinado a restringir ao máximo a imigração ilegal.

Segundo o presidente americano, o “cartão dourado” permitirá “trazer para o setor de tecnologia pessoas que criam empregos, pessoas de altíssimo nível”. “Acho que as empresas pagarão para trazer gente”, disse. “Dessa forma, a Apple e todas essas empresas que querem que as pessoas venham trabalhar para elas poderão comprar um cartão.”

Veja também

Investimentos de empresas americanas só vão para onde os EUA forem bem tratados, diz Trump

O presidente dos EUA, Donald Trump, criticou através da rede Truth Social nesta terça-feira (25) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!