A Prefeitura de Salvador atingiu nesta terça-feira (25) uma marca histórica ao conquistar a marca de 1 milhão de seguidores no Instagram. Com isso, o perfil oficial da gestão municipal da capital baiana se tornou o primeiro em todo o mundo a alcançar esse número na rede social do grupo Meta.
A marca foi alcançada neste período de pré-Carnaval e reforça o perfil pioneiro e exitoso da Comunicação Digital de Salvador ao longo dos últimos anos, servindo inclusive de referência para outras instituições públicas e conquistando prêmios que reconhecem boas práticas em redes sociais no Brasil.
Recentemente, por exemplo, a Prefeitura de Salvador apareceu na liderança do ranking de engajamento nas redes sociais entre todos os perfis de governos municipais do Brasil, de acordo com a Social Media Gov, plataforma que acompanha as métricas de interações digitais das instituições públicas de todo o país e é uma referência do setor.
A secretária municipal de Comunicação (Secom), Renata Vidal, comemorou a marca histórica. “Esse número não é apenas um símbolo de crescimento digital, mas uma prova concreta de que estamos cada vez mais próximos das pessoas, ouvindo, dialogando e prestando contas das ações que transformam nossa cidade. As redes sociais têm sido uma ferramenta essencial para estreitar a relação entre a gestão e a população, permitindo transparência, agilidade na comunicação e interação direta com os cidadãos”, declarou.
O diretor de Comunicação Digital da Secom, PV Bispo, lembrou que a marca veio após uma construção da identidade da Prefeitura nas redes sociais: “É extremamente gratificante a gente bater 1 milhão de seguidores, porque representa muito para um trabalho digital, que é feito através da construção de um legado. O trabalho que a ‘Prefs’ faz, além de valorizar e mostrar as qualidades de Salvador, dialoga com o soteropolitano na essência”, disse.
“A gente também mostra a importância de trabalhar pautas afirmativas. Salvador, como uma cidade histórica, e por toda a sua representatividade, não aceita a violência contra a mulher, o racismo e a intolerância religiosa. E isso a gente faz todo dia através da nossa página, valorizando a primeira capital do Brasil e dialogando com o cidadão diariamente”, completou PV Bispo.
Segundo a Social Media Gov, ao longo de 2024, os perfis da capital baiana registraram 8,9 milhões de interações, mais que o dobro em relação à segunda colocada, Curitiba, que teve 4,2 milhões. O ranking ainda tem as prefeituras do Recife (cerca de 4 milhões de interações), Rio de Janeiro (3,9 milhões) e Porto Alegre (2,7 milhões).
Em 2023, a Prefeitura de Salvador já havia recebido o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, que reconhece as melhores práticas em redes sociais de órgãos públicos do Brasil. A Comunicação Digital da capital baiana foi premiada na categoria Influencer, que considera ações realizadas em parceria com influenciadores digitais.