O programa Saúde nos Bairros, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, segue com os atendimentos à população no Imbuí até o próximo dia 8 de março, das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 7 às 16h, na Unidade Saúde da Família (USF) Imbuí, localizada na Rua Professor Jairo Simões. Somente nos dois primeiros dias de atividade no local (18 e 19), a ação beneficiou mais de 800 pessoas.

As consultas médicas, exames de imagem, de laboratório, atendimentos odontológicos, preventivo e agendamento para raio-x podem ser acessados mediante apresentação de documento oficial com foto, Cartão SUS e pedido médico. Caso o paciente não possua requisição, passará por consulta clínica no local e realizará os exames.
Moradora do Imbuí, a corretora de imóveis Rosa Belém, 46 anos, aproveitou o dia de folga do trabalho para cuidar da saúde. Graças ao Saúde nos Bairros, pode realizar em uma única manhã os exames de sangue, eletrocardiograma e ultrassonografia mamária.
“Minha vida é uma correria e nunca consigo parar e cuidar de mim. Adorei a possibilidade de resolver tudo aqui nessa USF pertinho de casa”, comentou a paciente, avaliando o atendimento. “Muito bom serviço prestado aqui. Os médicos também nos tratam muito bem. Nota mil”, elogia.
De acordo com a gerente do Programa Saúde nos Bairros, Edileide Vieira, a procura maciça da comunidade pelos serviços ilustra o sucesso do programa. “As pessoas estão satisfeitas com a possibilidade de ter o atendimento pertinho de casa, de maneira rápida e eficiente. Chegam aqui e resolvem todas as demandas pendentes, esse é o intuito do programa”, frisa, acrescentando que a demanda maior tem sido pelos exames de mamografia e ultrassonografias do abdômen total, mama, tireoide, doppler colorido carótidas, pélvica e ginecológica.

A idosa Cláudia Behringer, 68 anos, foi uma das pacientes beneficiadas pelos exames que foram realizados na última segunda-feira (17), data do início da programação na USF Imbuí. Após passar pela mamografia e ultrassonografia da tireóide, voltou ao posto, no dia seguinte, para agendar a consulta com um médico que dará o encaminhamento para a realização de uma endoscopia, exame para avaliação do estômago.
“Há muito tempo precisava realizar esses exames. Estou muito feliz em conseguir realizar todos os procedimentos aqui tão pertinho de casa. Muito bom mesmo. A Prefeitura está de parabéns, só tenho a agradecer”, pontuou.
Os pacientes que buscam atendimento e não possuem requisição passam por consulta clínica no local e realizam os exames. “Quem não tem pedido médico ou Cartão SUS, aqui mesmo fazemos a solicitação do cartão, marcamos a consulta e o médico atende e já pede os exames”, explica a gerente do Programa Saúde nos Bairros, Edileide Vieira.
O programa também permanece na Fazenda Grande I, na USF Yolanda Pires, na Rua Vereador Zezéu Ribeiro, 605; em Itapuã, na USF Itapuã, na Rua da Ilha; e no Vale do Matatu, na USF Vale do Matatu, na Rua Edson Saldanha, 843. Nesses locais, os serviços foram prorrogados para 8 de março.
Balanço
Iniciado em 14 de abril de 2023, o Saúde nos Bairros já percorreu mais de 130 localidades da capital, inclusive áreas remotas, a exemplo das Ilhas, garantindo a realização de mais de 1,6 milhão de procedimentos gratuitos. As unidades itinerantes contam com estrutura completa de equipamentos e profissionais capacitados, complementando os serviços oferecidos na rede municipal.