sábado 15 de fevereiro de 2025
Foto: News Wires
Home / NOTÍCIAS / Inteligência Artificial transformará gestão de patrimônio, diz executivo da Microsoft
sexta-feira 14 de fevereiro de 2025 às 12:00h

Inteligência Artificial transformará gestão de patrimônio, diz executivo da Microsoft

NOTÍCIAS


A inteligência artificial trará grandes mudanças para a gestão de patrimônio, disse um executivo da Microsoft, pois o potencial da tecnologia para processar informações reduz enormemente os obstáculos necessários para competir com bancos estabelecidos.

A capacidade da Inteligência Artificial de condensar dados financeiros permitirá que apenas algumas pessoas ofereçam serviços que antes ocupavam equipes grandes em um banco, disse Martin Moeller, chefe de IA e GenAI para serviços financeiros na Europa, África e Oriente Médio na Microsoft.

“A IA generativa reformulará o cenário competitivo”, disse Moeller à Reuters. “A IA, por exemplo, reduzirá significativamente o limite de entrada no mercado para startups, semelhante ao que a digitalização e a onda da Internet fizeram décadas atrás.”

Desde 2024, o provedor de serviços de pagamento sueco Klarna tem usado a IA, da OpenAI, que realiza o trabalho de 700 funcionários.

O UBS também vê um grande potencial para a IA. O presidente-executivo Sergio Ermotti disse neste mês que ela pode aumentar a produtividade e facilitar o trabalho.

Moeller disse que a IA generativa reduzirá os custos para os recém-chegados e também poderá ajudar os “family offices”, gerentes de patrimônio privados para super-ricos que competem com grandes gerentes de patrimônio.

“Os bancos que, até o momento, têm sido pouco ativos na gestão de patrimônio poderiam entrar no negócio com a ajuda da IA sem precisar investir muito em consultores de clientes”, disse ele.

O avanço da IA está ganhando impulso com a mudança de comportamento dos clientes, com jovens empreendedores cada vez mais dispostos a gerenciar seus investimentos por conta própria, disse Moeller.

Em resposta, muitos bancos estão trabalhando para permitir que os clientes consolidem informações de forma independente usando IA.

Veja também

Como cidades brasileiras estão transformando lixo em energia

Fortaleza (CE) e Seropédica (RJ) utilizam matéria orgânica para gerar biogás e reduzir emissões de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!