Após a homologação do acordo, que repactua o contrato para execução da construção e operação, as obras do sistema da Ponte Salvador-Itaparica devem acelerar a partir dos próximos meses, e terão duração de quatro anos. O consórcio da operação é formado por dois grandes grupos chineses, que estão entre os maiores do mundo no segmento de construção e infraestrutura: o China Railway 20th Bureau Group Corporation (CRCC20) e China Communications Construction Company (CCCC). O valor global foi atualizado de R$ 7 bilhões para R$ 10,42 bilhões, e serão geradas, aproximadamente, sete mil vagas de emprego durante a obra.
Cerca de 250 municípios e 10 milhões de baianos serão impactados diretamente pela ponte, que encurtará a distância entre a capital e o sul do estado em cerca de 250 km. A ponte terá 12,4 km de extensão sobre lâmina d’água e será a maior da América Latina. O sistema viário ainda incluirá quatro km de novos acessos, entre os bairros da Calçada e Água de Meninos, incluindo túneis e viadutos. Na Ilha de Itaparica serão criados cerca de 30 km de acessos viários e duplicação de um trecho de 8 km da BA-001 já existente.