A mais recente tentativa de enfrentamento do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com o governo federal viralizou nas redes sociais. Na manhã desta quarta-feira (12), Zema gravou um vídeo comendo uma banana com casca — uma sugestão para economizar diante da alta dos preços dos alimentos. A gravação gerou grande repercussão e recebe críticas da esquerda à direita.
— Comer banana com casca. Não fica tão bom quanto a banana pura não, mas dá para encarar nesses tempos que os preços dispararam. Fica ai uma sugestão que pode funcionar — diz o governador, enquanto come o alimento.
Nos últimos dias, Zema também gravou um vídeo reutilizando pó de café, uma outra “dica de economia”. As gravações são uma resposta a uma declaração de Lula na quinta-feira passada. Na ocasião, o presidente sugeriu que as pessoas consumissem outros alimentos.
— Se todo mundo tivesse a consciência e não comprar aquilo que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar para vender , senão vai estragar. Isso é da sabedoria do ser humano. Esse é um processo educacional que nós vamos ter que fazer com o povo brasileiro — afirmou Lula, em entrevista às rádios Metrópole e Sociedade.
A estratégia de Zema lhe rendeu inúmeras críticas. O ministro de Transportes, Renan Filho MDB) gravou um vídeo em resposta e disse que as redes sociais do governador mineiro estão parecendo “Teletubbies”, em alusão ao programa infantil dos anos 2000.
— As suas redes sociais estão cada vez mais Teletubbies. Não tem conteúdo e se aproveita de qualquer coisa que ocorre para pegar carona. Agora, comer banana com casca para falar de inflação? Politizando o seu café da manhã está muito falso — afirmou.
O deputado federal André Janones (Avante-MG) relembrou, em tuite, que em 2023, o governador aumentou em 300% seu próprio salário. O governo de Minas Gerais justificou a medida a partir do argumento de que a remuneração estava congelada desde 2007. “Romeu Zema tenta lacrar fingindo que se preocupa com os preços do alimento. Ele nunca se preocupou com a fome e com os pobres. Seus dias na política estão contados”, disse o parlamentar.
Já o deputado estadual bolsonarista Capporezzo (PL-MG) afirmou que Zema deu uma “banana para o povo mineiro”. Ele citou como exemplo o aumento de 2% na alíquota adicional do ICMS para produtos supérfluos, sancionado em setembro de 2023.
— Na condição de governador do estado, falar que a solução que você tem é comer banana com casca? — questionou.