quarta-feira 12 de fevereiro de 2025
Autal presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, dá entrevista à imprensa ainda na condição de diretor de Política Monetária da autarquia 19/12/2024 - Foto: REUTERS/Adriano Machado
Home / DESTAQUE / Galípolo diz que BC deve ter ‘parcimônia’ e que tarifas de Trump geram incertezas
quarta-feira 12 de fevereiro de 2025 às 12:05h

Galípolo diz que BC deve ter ‘parcimônia’ e que tarifas de Trump geram incertezas

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, disse nesta quarta-feira, 12, que cabe à autoridade monetária ter “parcimônia” na observação de dados econômicos para ter a certeza de que eles confirmam uma tendência, e não uma volatilidade.

Galípolo destacou que o BC deve ter uma função assimétrica para alta e baixa de juros, sendo mais agressivo na alta e mais cauteloso na baixa.

Falando em seminário sobre política monetária promovido pelo Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças (IEPE/CdG), no Rio de Janeiro, o presidente do Banco Central afirmou ainda que o receio pelo “choque de tarifas” promovido por Trump desde sua vitória eleitoral mudou o cenário que o BC tem assistido.

Segundo Galípolo, ainda há muita incerteza sobre as tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas acrescentou que a autarquia tem ouvido que o Brasil poderia sofrer impacto menor devido à sua inserção menor na correlação com os EUA.

Veja também

Guerra comercial pode encarecer tecnologia e afetar competitividade de empresas no Brasil

Especialista alerta que taxação sobre serviços tecnológicos importados pode elevar custos para empresas e afastar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!