Na manhã desta quarta-feira (12), a Polícia Federal deflagrou a Operação São Nicolau II. Foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, na cidade de São Desidério, no oeste da Bahia. A ação, expedida pela Justiça Federal em Barreiras, também no oeste do estado, tem por objetivo apurar os crimes de produção, venda, armazenamento e compartilhamento de vídeos e imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes.
Um homem foi preso acusado dos crimes de venda/comercialização, produção, armazenamento e compartilhamento pela internet de cenas contendo registros de abusos sexuais infantojuvenis.
De acordo com a PF, o alvo já foi preso anteriormente, durante a Operação São Nicolau, deflagrada pela Polícia Federal, no ano de 2023, pelos crimes de estupro de vulnerável, produção, armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil, mas se encontrava em liberdade provisória.
A corporação ainda explicou que “as investigações revelaram o compartilhamento de material pornográfico infantojuvenil por meio de redes sociais, entre pessoas de diversas nacionalidades, sendo que o autor foi identificado e constatado a comercialização, o compartilhamento e a disponibilização dessas imagens e vídeos em plataformas de ‘mídia social’”.
O suspeito responderá pelos crimes de venda, produção, divulgação e armazenamento de cenas de abuso sexual infantojuvenil, conforme previsão legal no Estatuto da Criança e do Adolescente. Se condenado, as penas somadas podem alcançar mais de 26 anos recluso.