terça-feira 11 de fevereiro de 2025
A presidente do México, Claudia Sheinbaum (D), e o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram por telefone - Fotos: AFP/Arquivos
Home / Mundo / MUNDO / Brasil observa reações de México, China e Canadá para responder à taxação de 25% do aço por Trump
terça-feira 11 de fevereiro de 2025 às 13:43h

Brasil observa reações de México, China e Canadá para responder à taxação de 25% do aço por Trump

MUNDO, NOTÍCIAS


A diplomacia brasileira está olhando com lupa segundo o blog da  Andréia Sadi para as reações de países como México, Canadá e China para discutir possíveis reações à taxação de 25% decretada por Trump para as importações de aço e alumínio.

Fontes do Planalto ouvidas pelo blog disseram que o governo analisa medidas de reciprocidade – e não retaliação. Além disso, assessores do presidente afastam a ideia de que big techs seriam taxadas como retaliação a medidas de Trump.

A medida de Trump passa a valer dia 4 de março e pode atingir em cheio o setor de siderurgia destes países. A taxação de produtos estrangeiros faz parte de uma das principais promessas de campanha de Trump para priorizar a indústria norte-americana.Hoje, cerca de 25% do aço usado nos EUA é importado, segundo o Departamento do Comércio, sendo a maior parte proveniente de países vizinhos, como México e Canadá, ou de aliados na Ásia. Além disso, metade do alumínio utilizado no país também é importado, principalmente do Canadá.

  •  Em 2024, o Brasil foi o segundo maior fornecedor de aço para os EUA, em volume, segundo dados do Departamento de Comércio americano, atrás apenas do Canadá.
  •  Em 2023, os EUA compraram 18% de todas as exportações brasileiras de ferro fundido, ferro ou aço, segundo o governo brasileiro.

Essa não é a primeira vez, no entanto, que Trump tenta taxar o aço e o alumínio importados para os EUA. Durante seu primeiro mandato, entre 2017 e 2021, ele criou tarifas e outras restrições para a importação desses produtos, mas todas foram posteriormente retiradas.

Veja também

Trump se reúne com rei da Jordânia na Casa Branca para tratar sobre Gaza

Uma semana depois de revelar seu plano para ocupar a Faixa de Gaza e transferir …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!