terça-feira 11 de fevereiro de 2025
Fátima Nunes, Euclides Fernandes, Júnior Muniz, Marcelino Galo, Maria del Carmen, Radiovaldo Costa, Robinson Almeida, Rosemberg Pinto e Zé Raimundo - Fotos: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Bancada do PT na AL-BA destaca os 45 anos de fundação do partido
terça-feira 11 de fevereiro de 2025 às 09:04h

Bancada do PT na AL-BA destaca os 45 anos de fundação do partido

NOTÍCIAS


Em uma moção de congratulações, a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) manifestou seu reconhecimento pelos 45 anos de história da legenda no Brasil. O documento foi assinado pela líder do partido, deputada estadual Fátima Nunes, e subscrita pelos outros oito parlamentares petistas na AL-BA: Rosemberg Pinto, Robinson Almeida, Zé Raimundo, Radiovaldo Costa, Júnior Muniz, Maria del Carmen, Euclides Fernandes e Marcelino Galo.

A moção ressalta que o PT, fundado em 10 de fevereiro de 1980, surgiu da união de sindicalistas, intelectuais, artistas, militantes de direitos humanos, ex-presos políticos e católicos ligados à teologia da libertação. “Diferentemente de outros partidos, o PT nasceu dos debates e lutas nos movimentos sociais, como as greves do ABC paulista, o trabalho social das pastorais da juventude, a organização dos camponeses e a luta por igualdade racial, de gênero e liberdade de expressão”, observaram os deputados.

No documento, eles lembram que nomes como Apolônio de Carvalho, Mário Pedrosa, Antônio Cândido, Sérgio Buarque de Holanda, Paul Singer, Francisco de Oliveira, Luiz Inácio Lula da Silva e Paulo Freire estiveram entre os fundadores do partido.

Ainda segundo o documento, o PT se consolidou como um partido que deu voz aos trabalhadores na Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988, defendendo a inclusão de temas como política de desenvolvimento urbano, saúde, demarcação de terras indígenas, reforma agrária, seguridade social, meio ambiente, cultura e direitos fundamentais.

A moção também destaca que “o PT é o partido do orçamento participativo, das conferências deliberativas, da criação de universidades, do fortalecimento do serviço público, da assistência social, das políticas de segurança alimentar, de renda mínima, da geração de emprego para a juventude e do combate ao racismo e à discriminação”.

Ao longo de seus 45 anos, o PT governou desde pequenas cidades até grandes estados, elegendo dois presidentes da República e implementando políticas sociais e novas práticas de gestão pública. Ao concluírem a moção, os deputados expressaram o reconhecimento do PT pela sua luta e trajetória e desejaram que a legenda “continue a defender os princípios que o consagraram como o maior partido popular do Brasil, em busca de uma vida melhor para todos os cidadãos brasileiros”.

Veja também

Brasil observa reações de México, China e Canadá para responder à taxação de 25% do aço por Trump

A diplomacia brasileira está olhando com lupa segundo o blog da  Andréia Sadi para as …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!