terça-feira 11 de fevereiro de 2025
Foto: Iano Andrade / CNI
Home / NOTÍCIAS / Alckmin diz que relação com EUA é de ‘ganha-ganha’
segunda-feira 10 de fevereiro de 2025 às 19:11h

Alckmin diz que relação com EUA é de ‘ganha-ganha’

NOTÍCIAS


O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), reforçou a posição do governo, nesta segunda-feira (10), de que é preciso aguardar uma decisão oficial dos Estados Unidos sobre a questão da taxação para avaliar possíveis respostas.

Neste domingo (9), o presidente Donald Trump declarou que fará um anúncio sobre a imposição de uma taxa de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio destinadas ao mercado norte-americano. A medida é parte de sua estratégia de reavaliação da política comercial do país, que ficou conhecida como ‘tarifaço’.

Se colocada em prática, a nova taxação terá impactos sobre o Brasil, já que os Estados Unidos são o maior comprador do aço brasileiro. Segundo dados do Instituto Aço Brasil, em 2024, apenas o Canadá superou o Brasil na venda de aço aos EUA.

Alckmin reforçou a boa e duradoura relação do Brasil com os Estados Unidos, com exportações equilibradas entre os dois países, e disse acreditar em uma saída com diálogo.

“Vamos aguardar, porque nós acreditamos muito no diálogo. Isso já aconteceu antes e foram estabelecidas cotas. A parceria Brasil-Estados Unidos é equilibrada, é um ganha-ganha. Nós exportamos para eles, eles exportam para nós, ganha a população. Quem tem mais competitividade consegue colocar mais e melhor os seus produtos em benefício da população”, afirmou.

A declaração foi dada durante visita à planta da Bionovis, em Valinhos, São Paulo, onde foi feito o anúncio da aprovação da Anvisa para que a empresa produza o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para medicamento contra doença autoimune.

Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já havia dito que o governo só irá se manifestar sobre o tema após “decisões concretas” dos Estados Unidos antes de dar qualquer resposta.

Veja também

Hugo Motta exonera de surpresa 465 servidores da Câmara dos Deputados

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) fez um “exoneraço” e tirou da folha, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!