Foi uma recepção com todos os protocolos de uma visita de Estado. O primeiro-ministro japonês Shigeru Ishiba foi o segundo líder global a visitar a Casa Branca desde a posse de Donald Trump. No salão oval, Trump foi questionado sobre a nova capa da Time que mostra Elon Musk na mesa da presidência, foi irônico e tirou risadas: “A revista Time ainda está no mercado?”.
O presidente americano afirmou que o bilionário tem feito um bom trabalho em revisar gastos excessivos no governo e que ele pediu que Musk revisite as contas do Pentágono, assim como as da pasta da educação. Sobre a parceria com o país asiático, Donald Trump afirmou, durante a entrevista coletiva no East Room, que recebeu de forma positiva a notícia de que a empresa japonesa Nippon Steel fará um investimento na companhia US Steel em vez de comprá-la. “Investimento eu adoro”, disse. Trump também afirmou que qualquer tarifa futura sobre o Japão será “em grande parte recíproca”. “Dessa forma, ninguém fica ferido. Eles nos cobram, nós cobramos deles”.
O primeiro-ministro japonês ainda foi questionado se ele gostaria de ver os Estados Unidos retomarem o contato com o líder norte-coreano Kim Jong Un. Ishiba disse que as reuniões anteriores de Trump com Kim Jong-Un em Singapura e no Vietnã foram positivas. Afirmou que seria “ótimo” se Trump pudesse resolver os problemas com a Coreia do Norte.