Partidos e blocos parlamentares na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) começaram a definição das lideranças para a terceira sessão da 20ª Legislatura. Pelo regimento interno da AL-BA, os blocos partidários podem, considerando a proporcionalidade na Casa, indicar integrantes para as comissões e participar de reuniões do colégio de líderes. Aos blocos, são asseguradas as prerrogativas de bancada.
Os deputados que integram os partidos PSDB, Republicanos e PDT na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) escolheram o deputado Penalva (PDT) para liderar o bloco parlamentar formado pelas três legendas. O ofício dirigido ao presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes, foi publicado no Diário Oficial do Legislativo nesta quinta-feira (6). Na atual legislatura, o PSDB é formado pelos deputados Tiago Correia, Paulo Câmara e Jordavio Ramos. O Republicanos é composto por Samuel Junior, José de Arimateia e Jurailton Santos. O PDT possui na Casa somente o deputado Penalva.
Já nesta sexta-feira (7), foi publicado o ofício que institui o bloco partidário formado por PL e Solidariedade. O grupo será liderado pelo deputado Luciano Araújo (Solidariedade) e terá como vice-líderes os deputados Pancadinha (Solidariedade) e Raimundinho da JR (PL). Integram o bloco, também, os deputados Dr. Diego Castro (PL), Vitor Azevedo (PL) e Leandro de Jesus (PL).
Conforme prevê o Regimento Interno do Parlamento baiano, partidos com seis ou mais legisladores constituem bancada, sem a obrigatoriedade de compor bloco partidário. O União Brasil, por exemplo, com dez parlamentares, já definiu o líder da bancada. O deputado Júnior Nascimento será o representante da legenda.
Integram a bancada do União Brasil, além de Júnior Nascimento: Alan Sanches, Kátia Oliveira, Luciano Simões Filho, Manuel Rocha, Marcelinho Veiga, Marcinho Oliveira, Pedro Tavares, Robinho e Sandro Régis.