O veículo foi modificado estrategicamente, tornando-se um instrumento de guerra nas disputas territoriais do tráfico
Um vídeo que viralizou nas redes sociais, mostra traficantes do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, que adaptaram uma BMW blindada para atuar como um ‘minicaveirão’, abrindo furos na blindagem para acoplar fuzis e disparar contra rivais e policiais. O veículo foi apreendido nesta quinta-feira (6) durante uma operação da Polícia Civil no Parque União e na Nova Holanda.
Assista:
Segundo os investigadores da Polícia, a BMW era utilizada em ações criminosas, permitindo que os ocupantes atirassem de dentro do carro sem se expor. O veículo foi modificado estrategicamente, tornando-se um instrumento de guerra nas disputas territoriais do tráfico.
A apreensão ocorreu durante mais uma fase da Operação Torniquete, que investiga uma quadrilha especializada em roubo de cargas ligada ao Comando Vermelho (CV). No local, os agentes desmantelaram um “escritório” do tráfico, onde eram organizadas as ações criminosas. Computadores e documentos foram recolhidos para análise.
A Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) identificou que o grupo mantinha um sistema estruturado para planejar ataques a caminhões, contando com informantes dentro das empresas de transporte. O escritório também armazenava um arsenal e bloqueadores de GPS para impedir o rastreamento das cargas roubadas.
A operação cumpriu 74 mandados de busca e apreensão em comunidades do Rio de Janeiro e em outros quatro estados: Ceará, Bahia, Goiás e Santa Catarina. A polícia busca desmantelar completamente a rede criminosa, que, além do tráfico de drogas, se beneficia de roubo de cargas e lavagem de dinheiro.