Depois de muita expectativa, a Unidade Avançada de Saúde do SAMU chegou na cidade na tarde de quinta-feira (20). No último mês de Abril a comunidade recebeu a Unidade Básica e esperava ansiosamente esta segunda conquista, ambos transportes estão estacionados na área da Prefeitura.
Conhecida como USA, a Unidade de Suporte Avançado, é considerada uma UTI Móvel de alta complexidade capaz de atender casos mais graves como os procedimentos invasivos, tais como: intubação, drenagem torácica, partos, doenças cardiovasculares graves, infartos e arritmias. É equipada com aparelhos de alta tecnologia como: Respirador mecânico, Cardioversores, Bomba de Infusão de Seringa, Detector Fetal, Monitorização de Oximetria e Imobilizações para vítimas presas em ferragens, além de uma ampla classe de medicamentos e 3 balões de oxigênio.
O feito foi mais uma conquista do prefeito Oziel Bastos que enviou uma mensagem de felicidade “a população de Camacã sempre almejou em ter os serviços da SAMU na cidade, uma vez que este facilitará no atendimento de urgência quando necessário. Estamos muito felizes e realizados”.
O prefeito interino Paulo do Gás e o Secretário de Saúde Dr. Wilson Maione, o chefe de transporte da saúde, Júlio Cézar Silva Araújo, foram receber a Unidade e ainda nesse final de semana será apresentada à população.
O Secretário de Saúde Dr. Wilson Maione disse que a população ainda vai receber mais duas ambulâncias novas, sendo uma da Chevrolet. “Nossa prioridade é cuidar da saúde do nosso povo, na melhor maneira possível, não vamos medir esforços quando se trata de buscar benefícios para a comunidade”, disse.
A realização foi possível também, através do empenho do Deputado Estadual Pedro Tavares que sempre tem investido no município. Uma equipe de profissionais de Itabuna esteve em Camacã em junho do ano passado para trazer orientações e informações do sistema de utilização das unidades.
Segundo Dr. Wilson Maione “já está acontecendo o treinamento com os servidores que estarão atuando na Unidade Básica, com profissionais capacitados da Secretaria do Estado da Bahia. Temos algumas burocracias como o emplacamento, organização e a nova Unidade estará passando pelo mesmo processo”, concluiu.