quinta-feira 6 de fevereiro de 2025
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Herói da Força Expedicionária Brasileira é homenageado ao completar seus 102 anos
quinta-feira 6 de fevereiro de 2025 às 09:57h

Herói da Força Expedicionária Brasileira é homenageado ao completar seus 102 anos

NOTÍCIAS


Ao completar 102 anos de idade, o 1º Tenente Florentino Zandonadi, ex combatente da Força Expedicionária Brasileira, é homenageado pelo Exército Brasileiro, relembrando histórias de dificuldades e superação nos combates travados em solo italiano.

Nascido em 3 de fevereiro, na cidade de Conceição do Castelo-ES, o pracinha do 2º Batalhão do 5º Regimento de Infantaria preserva vívidas as lembranças de um episódio que vivenciou: “me lembro daquele dia, sob intenso bombardeio, estávamos sem comida, a munição havia acabado. Era loucura”.

De pé, ao lado de sua esposa, filhos e amigos, recebeu em sua casa uma homenagem da Banda de Música do 6º Batalhão de Infantaria Aeromóvel, ao som da Canção do Expedicionário.

A visita contou com as presenças do General de Brigada Igor Lessa Pasinato, Comandante da Brigada de Infantaria Aeromóvel, do Tenente-Coronel Luís Fernando Hilgenberg Júnior, Comandante do 6º Batalhão de Infantaria Aeromóvel, uma comitiva do Comando de Aviação do Exército, bem como outros militares da ativa e da reserva.

A reverência ao Tenente Zandonadi estende-se a todos os integrantes da FEB, que atuaram na Itália, defendendo os mais caros valores da democracia.

Brigada Expedicionária

A Brigada de Infantaria Aeromóvel integrou o 1.º escalão da Força Expedicionária Brasileira, na Segunda Guerra Mundial. Uma de suas Unidades, o 6º Regimento de Infantaria, foi a primeira Organização Militar a enfrentar o inimigo, a 16 de setembro de 1944, na conquista da localidade de Massarosa. Participou de todas as batalhas da 1.ª Divisão de Infantaria Expedicionária, no Teatro de Operações da Itália.

Destacam-se os combates em Camaiore (Set/ 44), Monte Prano (Set 44), Borgoamozzano (Set / 44), Barga (Out/ 44), Monte Castello (Nov/ 44), Soprassasso (Mar/ 45), Castelnuovo (Mar/ 45), Montese (Abr/ 44), Zocca (Abr/ 45), Colecchio (Abr/ 44) e Respício (Abr/ 45). Todavia, o feito que a consagrou nos campos da Itália foi a ofensiva de Fornovo Di Taro (Abr/ 45), a qual encerrou aquela Campanha, caracterizando-se como um dos mais impactantes feitos da história militar brasileira, culminando com a rendição incondicional da 148ª Divisão Alemã e remanescentes da Divisão da Itália e da 90ª Divisão Panzergrenadier.

Veja também

Presidente nacional do PSDB é alvo de buscas da PF por desvios na Saúde

O ex-governador de Goiás e atual presidente do PSDB, Marconi Perillo, é o principal alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!