Centro logístico e de conexão com outras importantes regiões da Bahia, registrando crescimento populacional e socioeconômico, o município de Jequié se vê diante de desafios urbanísticos e sociais complexos, a exemplo das questões de segurança pública, que vem sendo agravadas na região, como em todo o Brasil, pelo surgimento de facções do crime organizado. Assim, buscando soluções para enfrentar essa realidade, o deputado estadual Hassan (PP) sugere a implantação do Comando Regional da Polícia Militar em Jequié.
Explicando que a existência de um comando regional na cidade representará o compromisso integral com a segurança regional, o parlamentar protocolou indicação na Assembleia Legislativa, solicitando ao governador Jerônimo Rodrigues, ao secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, e ao comandante-geral da Polícia Militar Bahia, coronel Paulo Coutinho, a instalação de um Comando Regional da Polícia Militar em Jequié. Hassan pondera que “esse equipamento público não só trará maior segurança à população, mas ampliará a eficiência operacional das forças de segurança em todo o entorno do município”.
Justificando sua solicitação, o deputado aponta que “situada estrategicamente na região sudoeste da Bahia, Jequié desempenha papel de relevância no cenário político, econômico e social no estado”. E frisa que, referenciada como polo regional, Jequié conecta municípios próximos e sustenta importante dinâmica de desenvolvimento integrada, cujo impacto vai além de suas fronteiras. “Essa posição estratégica requer investimentos proporcionais às suas responsabilidades e desafios, especialmente no que concerne à segurança pública”, sintetiza Hassan.
Destacando que a gestão diferenciada e as políticas públicas pilotadas pelo prefeito Zé Cocá tem criado ambiente favorável à atração de novos investimentos, permitindo o surgimento de novas empresas e a geração de novos postos de trabalho, diretos e indiretos, o deputado Hassan lembra que “o elemento segurança pública tem se consolidado como fator essencial para garantir o crescimento sustentável, a preservação do bem-estar social e a atração de novos negócios”.
Nesse cenário, diz ele, a implantação do comando solicitado só terá reflexos positivos.
Para ele, o atendimento de sua solicitação fortalecerá o planejamento estratégico das operações, “pois a instituição de um comando na cidade permitirá respostas rápidas às demandas específicas da região, e aumentará o sentimento de segurança entre os cidadãos”. Hassan registra ainda que “a fixação do Comando Regional em Jequié contribuirá para descentralizar a administração das forças de segurança, potencializando o alcance das ações da Polícia Militar da Bahia”.
Finalizando, o deputado relata que sua solicitação está legalmente amparada pela Lei Estadual nº 7.990/2001, que regulamenta a organização básica da Polícia Militar da Bahia, e permite a criação de comandos regionais quando devidamente justificados por necessidade de eficiência operacional e preservação da segurança regional. “O atendimento desse nosso pedido será mais que uma conquista para Jequié. Será uma grande vitória para toda a Bahia, demonstrando a sensibilidade do governador e dos gestores das forças de segurança na luta por uma gestão integrada e visionária para enfrentar os desafios do futuro”, analisa o deputado municipalista.