O presidente Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (6) que um “aloprado” pode desfazer em apenas quatro anos avanços conquistados ao longo de duas décadas.
A declaração foi feita durante o 6º Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), em Brasília, onde o governo anunciou a redução do limite de alimentos ultraprocessados na merenda escolar.
O clima das eleições de 2026 já paira sobre Brasília, com os diversos atores políticos se movimentando para chegar em condições de levar a presidência. No evento, Lula falou a maior parte do tempo sobre educação, mas, no final, deu o tom eleitoral à sua fala.
“Queria terminar dizendo para vocês que nós temos mais dois anos de governo, e vocês aprenderam uma lição: construir leva décadas, destruir basta um aloprado ganhar as eleições que ele destrói em quatro anos o que a gente fez em 20 ou fez em 30”, afirmou Lula.
Lula não mencionou diretamente o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas alfinetou ao criticar quem prefere armar a população em vez de dar educação.
“Vocês sabem como que é: a gente passa horas e horas, meses e meses construindo uma coisa, aí entra um cara e em um decreto ele destrói tudo. Porque fica melhor criar CAC [licença para caçador para as pessoas aprenderem a atirar do que criar escola para as crianças aprenderem a estudar.
O presidente afirmou ainda Lula que o Brasil deve ser o país da educação e não o das fake news e da “cretinice”.