terça-feira 4 de fevereiro de 2025
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / ONU preocupada com feitos de novas tarifas dos EUA sobre mais pobres
terça-feira 4 de fevereiro de 2025 às 10:02h

ONU preocupada com feitos de novas tarifas dos EUA sobre mais pobres

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


Porta-voz do secretário-geral disse a jornalistas que regras da Organização Mundial do Comércio geram estabilidade; Casa Branca adia implementação de medidas contra México por um mês.

Nesta terça-feira (4) passariam a valer as novas tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos a produtos do Canadá, da China e do México vendidos em solo americano.

As mudanças foram anunciadas pelo presidente americano, Donald Trump. Segundo agências de notícias, o México conseguiu um prazo de 30 dias após uma conversa telefônica da presidente do país, Claudia Sheinbaum, com Trump, horas antes da medida entrar em vigor.

Ao ser perguntado por jornalistas, o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stephane Dujarric, disse que o impacto das restrições comerciais crescentes preocupa a organização.

Economia global

Segundo ele, a inquietação é com os efeitos da restrição sobre a economia global, particularmente em países em desenvolvimento e lugares onde a população é mais vulnerável.

Dujarric explicou que a economia global já está em um contexto de baixo crescimento, com as restrições comerciais aumentando, é importante compreender que a maior parte do comércio global continua seguindo as regras acordadas internacionalmente pela Organização Mundial do Comércio, que fornecem estabilidade e certeza para a economia global.

Na segunda-feira, o presidente Trump disse ter adiado a medida em relação ao México após o país concordar com o envio de membros da sua guarda nacional para a fronteira territorial para lidar com o tráfico de drogas.

Já em relação ao Canada e à China, Trump admite a possibilidade de mais impostos sobre importação.

Veja também

PGR deve apresentar denúncia contra Bolsonaro até o fim desse mês, diz jornal

Uma eventual denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve ser apresentada pela Procuradoria-Geral da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!