Na noite da última sexta-feira (31), militares da Marinha do Brasil (MB) resgataram um pescador que apresentava sintomas de um acidente vascular cerebral (AVC) a bordo de um barco pesqueiro, a cerca de 278 km de Belém (PA). A operação de resgate durou três horas e envolveu uma aeronave UH-15 “Super Cougar”, que transportou a vítima até a capital para atendimento médico.
Manoel de Jesus Silva Garcia, 49 anos, navegava em alto-mar quando começou a perder a coordenação motora e os membros superiores ficaram paralisados. A tripulação do barco “Prosperando com Deus” acionou o socorro, via rádio, por volta das 16 horas. Um médico do Hospital Naval de Belém avaliou a situação e concluiu que o paciente precisava de suporte médico avançado.
Diante da gravidade do quadro, a Marinha deslocou uma equipe composta por dois pilotos, três mecânicos de voo, três mergulhadores, um médico e uma enfermeira para a missão de resgate. O helicóptero enfrentou condições climáticas desfavoráveis e pouca visibilidade, chegando ao local durante a noite.
“Seguimos para um voo complexo. Estávamos próximos ao pôr-do-sol e havia uma grande concentração de chuva na região de Belém. Ao chegarmos na posição do barco pesqueiro, o local já estava completamente escuro”, relatou o Capitão de Corveta (Fuzileiro Naval) Daniel Santos, segundo piloto da aeronave.
Equipados com um cesto de resgate, dois mergulhadores foram lançados ao mar e prepararam o pescador para a extração, garantindo sua segurança antes de içá-lo ao helicóptero. Já a bordo, o pescador recebeu hidratação e cuidados de aquecimento enquanto era monitorado pelo Primeiro-Tenente (Médico) Davi Nunes. “Ele estava desorientado e com diminuição súbita da força do membro superior esquerdo”, explicou.
Pescador foi resgatado por militares a bordo da aeronave UH-15 “Super Cougar”, configurada para realizar evacuações aeromédicas – Imagem: Marinha do Brasil
O helicóptero pousou na Base Aérea de Belém pouco antes das 21 horas, onde duas ambulâncias, uma da Marinha e outra do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) aguardavam para transferir o paciente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sacramenta.
Assista ao vídeo:
Este foi o primeiro resgate noturno realizado com o emprego de uma aeronave UH-15 “Super Cougar” na história da Marinha.
Busca e Salvamento
Em 2024, a MB salvou 458 pessoas com vidas em operações de resgate no mar e em rios. O Serviço de Busca e Salvamento (SAR) foi acionado 270 vezes ao longo do ano, uma redução em relação a 2023, que registrou 295 ocorrências.
O SAR na área Norte do país (Salvamar Norte) tem a missão de prover a salvaguarda da vida humana no mar e nos rios da região. Em 2024, 59 pessoas foram resgatadas, com vida, em situações como naufrágios, embarcações à deriva, colisões, queda n’água e enfermidade.
Para Emergências Marítimas e Fluviais, ligue 185.