Na próxima terça-feira (28), será lançado na Bahia o polo da Faculdade Sebrae no estado. O evento acontecerá na Chácara Baluarte, no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, a partir das 18h, para imprensa e convidados. O novo polo estará integrado à rede de excelência educacional do Sebrae e irá oferecer cursos de MBA (pós-graduação) e cursos livres, especialmente voltados para educadores e gestores públicos.
A Faculdade Sebrae na Bahia tem o objetivo de formar líderes e profissionais altamente capacitados, preparando-os para enfrentar os atuais desafios da educação e da gestão pública, oferecendo não apenas conteúdo técnico, mas desenvolvendo os conceitos de liderança, inovação e sustentabilidade em seus estudantes.
De início, os primeiros alunos serão educadores e gestores públicos da Bahia, tendo em vista que esses profissionais desempenham papéis essenciais no desenvolvimento do estado e do país e são responsáveis pela implementação de políticas públicas eficazes e pela transformação educacional. Para tanto, o polo oferecerá uma formação que os prepare para atuar com competência, inovação e impacto em suas respectivas áreas.
A metodologia da Faculdade Sebrae será calcada numa aprendizagem prática, com aulas dinâmicas, estudos de caso, simulações e projetos reais de gestão pública e educação. O espaço irá favorecer o networking, conectando os participantes com outros profissionais e especialistas, ampliando horizontes e possibilidades de colaboração. O corpo docente será composto por professores com experiência prática no setor público e educacional, além de renomados pesquisadores.
Pós-graduação
Os cursos de MBA (Educação Empreendedora 5.0; Gestão de Negócios; e Gestão Pública Empreendedora) terão carga horária de 360 horas/aula, com duração de 12 meses. O curso Educação Empreendedora 5.0 (EaD ou presencial) será um ambiente favorável para promover a educação empreendedora e desenvolver um projeto educacional que amplie os conhecimentos e competências dos educadores, buscando novas abordagens de ensino que sejam transformadoras, capazes de estimular o protagonismo, a aprendizagem pela experiência e o empreendedorismo.
Em Gestão de Negócios (EaD ou presencial), o principal foco é conduzir empreendedores, empresários, intraempreendedores ou interessados em criar negócios de alto impacto a alcançarem novos níveis de resultados em suas empresas, projetos ou ideias. Os que optarem por Gestão Pública Empreendedora (EaD) terão acesso a temas como gestão pública e tecnologias orientadas para cidades inteligentes, gestão de projetos, captação de recursos públicos, entre outros ensinamentos.
Os cursos livres oferecidos serão online e terão carga horária de aproximadamente 30 horas. Veja alguns dos temas disponíveis em maio de 2023: Competências Empreendedoras Integradas à BNCC para Educadores (gratuito); Desenvolvimento Pessoal, Liderança e Pessoas; Metodologias Vivenciais: Ciclo de Aprendizagem Vivencial; e O Papel do Educador Contemporâneo Diante do Paradigma das Tecnologias Digitais.