quinta-feira 23 de janeiro de 2025
Sidônio Palmeira, ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
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quinta-feira 23 de janeiro de 2025 às 06:25h

Planalto inicia ‘operação sem surpresas’ e cobra de ministérios que comuniquem ações 15 dias antes

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Sob a nova direção do marqueteiro Sidônio Palmeira, a Secretaria de Comunicação Social começou uma espécie de “operação sem surpresas” na Esplanada para controlar a divulgação dos atos e projetos dos ministérios. A Secom enviou um comunicado aos secretários-executivos de todas as pastas, ao qual a Coluna do Estadão teve acesso, pedindo que comuniquem ao Palácio do Planalto o planejamento de projetos e eventos com 15 dias de antecedência. A iniciativa tem dois objetivos: servir como “vacina” contra possíveis focos de desgaste para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após a “crise do Pix”, e também para a Secom entender a dinâmica das pastas e, dessa forma, divulgar as ações de forma mais coordenada.

O aviso foi encaminhado pela Secom no último dia 16, dois dias depois da posse de Sidônio. Ainda não está definido qual será a periodicidade do “pente-fino” que a Secom fará nas medidas do governo federal. O novo comando da comunicação quer resolver um problema que é citado até mesmo por lideranças do PT: os ministros de Lula não divulgam suas iniciativas nem mesmo dentro do próprio governo e entre a base aliada, o que, na visão desses petistas, dificulta ainda mais que a população fique sabendo das medidas.

Na reunião ministerial de segunda-feira, 20, Lula também deu o tom do controle maior que o Planalto quer ter sobre a Esplanada: disse que nenhum auxiliar poderá fazer portarias que “criem confusão” sem antes passar pelo crivo da Casa Civil, chefiada por Rui Costa, aliado e conterrâneo de Sidônio.

O recado foi visto como um “puxão de orelha” no ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com quem Costa disputa protagonismo no governo, já que “crise do Pix” foi gestada justamente na Receita Federal. Foi a secretaria que editou a portaria de fiscalização do meio de pagamento, posteriormente revogada, que abriu brecha para fake news de taxação das operações.

Como mostrou a Coluna do Estadão, Sidônio “passou no teste” em sua reunião ministerial como titular do cargo. Colegas de Esplanada saíram otimistas da Granja do Torto, onde ocorreu o encontro, e com a avaliação de que agora o governo Lula tem, de fato, um plano de comunicação, que será testado nos próximos três meses para melhorar a popularidade do petista com foco nas eleições de 2026.

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