quarta-feira 22 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução / YouTube / CNN Brasil
Home / Mundo / MUNDO / Com deportação em massa no horizonte, governo do México constrói abrigos na fronteira
quarta-feira 22 de janeiro de 2025 às 14:50h

Com deportação em massa no horizonte, governo do México constrói abrigos na fronteira

MUNDO, NOTÍCIAS


As autoridades mexicanas iniciaram a construção de abrigos temporários em Ciudad Juarez, na fronteira com os Estados Unidos, em preparação para um possível fluxo de deportados sob a promessa do presidente norte-americano Donald Trump de implementar uma operação de deportação em massa.

Os abrigos, com capacidade para milhares de pessoas, devem estar prontos em poucos dias, informou Enrique Licon, representante municipal. “É algo sem precedentes”, destacou Licon, enquanto trabalhadores descarregavam estruturas metálicas em um terreno próximo ao Rio Grande, que separa Ciudad Juarez de El Paso, no Texas.

A iniciativa faz parte do plano nacional “O México abraça você”, que prevê a criação de abrigos e centros de recepção em nove cidades do norte do país. Esses locais oferecerão alimentos, moradia temporária, atendimento médico e auxílio para obtenção de documentos de identidade. Além disso, o governo planeja disponibilizar ônibus para transportar deportados de volta às suas cidades de origem.

Trump promete a maior deportação da história dos EUA

O plano responde à promessa de Trump de conduzir a maior operação de deportação da história dos EUA, visando milhões de imigrantes indocumentados. Especialistas, no entanto, destacam que tal esforço exigiria anos de execução e elevados custos.

De acordo com o El Colegio de la Frontera Norte (Colef), cerca de cinco milhões de mexicanos vivem sem autorização nos EUA. Muitos são originários de estados como Michoacán, Guerrero e Chiapas, onde a violência e a pobreza levaram milhares a migrar. Nesses locais, confrontos entre grupos criminosos têm desolado comunidades, forçando famílias inteiras a abandonar suas cidades.

As novas instalações em Ciudad Juarez são apenas uma peça da estratégia mexicana para enfrentar as possíveis deportações em massa e mitigar os impactos sociais da crise migratória.

Veja também

Ao se aliar a Trump, Elon Musk quer mais poder ou dinheiro?

Homem mais rico do mundo ajudou na reeleição do republicano e agora tem linha direta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!