A Base Aérea de Salvador foi palco nesta última terça-feira (21) parte prática de um treinamento voltado para 97 motociclistas que atuam na Prefeitura de Salvador. A parte teórica do curso foi realizada na Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), na Avenida Tancredo Neves, na segunda-feira (20).
O treinamento contou com a parceria de diferentes órgãos de segurança pública, como a própria Semob, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Guarda Civil Municipal (GCM) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com Eduardo Carracedo, assessor especial da Semob, o treinamento visa fortalecer a integração entre as forças e melhorar a segurança no trânsito.
Ministrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o curso tem como foco a pilotagem segura, direção defensiva e o domínio da motocicleta. A capacitação é uma medida importante para reduzir os acidentes envolvendo motociclistas, especialmente em um cenário urbano de trânsito intenso como o de Salvador.
A escolha da Base Aérea para a realização da parte prática do curso foi estratégica, por ser um local controlado, amplo e com boa estrutura. A atividade incluiu exercícios como frenagem, equilíbrio e manobras, e é essencial para aprimorar as técnicas de pilotagem dos motociclistas.
Impacto
Agente da Semob, Márcio Francisco dos Santos destacou a importância da capacitação. “Entramos no curso de uma maneira e saímos com muito mais proteção e preparo para o dia a dia no trânsito”, declarou.
O técnico motociclista do Samu, Jaeliton Assis, enfatizou o impacto do curso no trabalho diário. “Nossa missão é salvar vidas, então proteger a nossa própria vida é fundamental para poder ajudar os outros. O treinamento aqui nos prepara para enfrentar os obstáculos do trânsito com mais segurança”, pontuou.
Além de melhorar as habilidades técnicas, a capacitação visa promover a integração entre os diferentes órgãos de segurança pública. Carracedo destacou a necessidade da interação entre as instituições. “É fundamental uma atuação mais eficiente e segura nas ruas”, disse.
A próxima turma do treinamento deve ocorrer neste semestre, em data a ser definida. Com uma média de duas a três formações por ano, o objetivo é formar um grupamento especializado de motociclistas na administração municipal.