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terça-feira 21 de janeiro de 2025 às 13:18h

3 em cada 5 brasileiros planejam buscar novo emprego em 2025

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Segundo nova pesquisa divulgada pelo LinkedIn, 3 em cada 5 profissionais brasileiros planejam buscar um novo emprego neste ano. No entanto, o estudo também revelou que mais da metade dos entrevistados considera que a busca por oportunidades ficou mais difícil no ano passado, com 40% afirmando que os requisitos anunciados pelas empresas costumam ser irreais para as vagas oferecidas.

Ao mesmo tempo, 72% dos profissionais de RH percebem que o mercado está se tornando cada vez mais desafiador, destacando a necessidade de novas abordagens tanto para candidatos quanto para organizações neste ano.

A pesquisa conduzida pela Censuswide ouviu 22.010 consumidores e 8.035 profissionais de RH globais no fim de 2024.

Geração Z lidera as intenções de procurar um novo emprego

O levantamento mostrou que a geração Z é quem mais está disposta a procurar “novos ares”, liderando as intenções de procurar um novo emprego, com 68% planejando iniciar essa jornada.

Os Millennials seguem de perto, com 65% também considerando a mudança, enquanto 51% da Geração X e 41% dos Boomers têm a mesma intenção.

62% dos trabalhadores acreditam que os profissionais de RH não dão retorno
Apesar da motivação para buscar novas oportunidades de trabalho entre todas as faixas etárias, muitos trabalhadores à procura de emprego não acreditam que os recrutadores darão um feedback sobre a vaga em que se inscreveram.

Como resultado, 42% adotam a estratégia de se inscrever em um maior número de vagas, tratando suas candidaturas como um “jogo de probabilidade”. Esse comportamento aumenta os desafios para os contratantes.

O levantamento mostrou que 35% dos profissionais de RH gastam entre 3 e 5 horas por dia analisando candidaturas, enquanto 81% afirmam que menos da metade das aplicações recebidas atende aos critérios das vagas.

Segundo Milton Beck, Diretor Geral do LinkedIn para América Latina e África, este cenário resulta em frustração para ambos os lados.

“Enquanto os candidatos estão enfrentando dificuldades para encontrar oportunidades, os recrutadores precisam lidar com um aumento de candidaturas não qualificadas. Precisamos ajudar as pessoas a serem mais estratégicas em como contratam e são contratadas. Inclusive, na forma que anunciamos uma vaga, já que 36% dos profissionais relatam dificuldade até na hora de avaliar se uma oportunidade é compatível com suas qualificações, esse número sobe para 42% entre a Geração Z”, explicou Beck.

85% acreditam que uma boa indicação pesa mais que qualificações

A pesquisa trazida pelo Linkedin revelou que 17% dos candidatos não avaliam de forma alguma se suas habilidades são compatíveis com a vaga, enquanto 26% dedicam menos de 10 minutos a essa análise.

Esse comportamento ocorre pois a maioria acredita que indicações podem ser mais decisivas para uma possível contratação do que habilidades exigidas pela vaga.

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