O programa Morar Melhor, iniciativa da Prefeitura de Salvador, realizou mais uma etapa de melhorias habitacionais no bairro do Uruguai, na Cidade Baixa, entregando reformas em 100 casas nesta terça-feira (21). A solenidade aconteceu na Rua Lopes Trovão, com a presença do prefeito Bruno Reis (União Brasil), secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Francisco Torreão, além de moradores da região.
Essa é a terceira vez que o Uruguai é contemplado pelo programa, totalizando 784 residências reformadas na localidade com serviços que ocorrem a pedido das próprias famílias selecionadas. As intervenções abrangem desde a troca de telhados até pintura, reboco, substituição de portas e janelas.
“Esse programa é um verdadeiro sucesso. A coisa mais comum é prefeitos, governadores, secretários e primeiras-damas virem a Salvador para conhecê-lo. Foi uma iniciativa criada aqui na capital baiana e que hoje está sendo copiada em outros lugares. É uma ação que surpreende porque as pessoas estão acostumadas a verem melhorias na iluminação da rua, na coleta do lixo, na pavimentação, mas elas não estão acostumadas com obras dentro de suas casas custeadas pelo poder público. E o grande exemplo está aqui hoje na Cidade Baixa”, destacou Bruno Reis.
Ele listou os investimentos feitos na região nos últimos quatro anos em diversas áreas, passando pela educação, saúde, esporte, lazer, infraestrutura e social. “Ainda temos inúmeros desafios, mas vamos continuar avançando. Nós vamos requalificar toda a Rua Direta do Uruguai para estimular a chegada de mais empreendimentos, para gerar mais empregos, tendo em vista que a gente tem aqui nessa área um polo têxtil e várias empresas da área de telemarketing”, anunciou o prefeito.
Nova realidade
Uma das beneficiadas pelo programa Morar Melhor nesta etapa foi a cuidadora Almira da Silva Soares, de 57 anos, que vive no Uruguai há quase quatro décadas. Antes da reforma, a casa dela apresentava diversos problemas estruturais.
“Era bem simples, molhava quando chovia e a frente era aberta. Agora está bem melhor. Fiquei surpresa quando soube que seria uma das beneficiadas e ainda mais ao descobrir que seria a casa modelo. Quando a equipe de cadastro do programa veio, não fiquei muito confiante que uma reforma seria feita. Daí começaram fazendo a troca do meu telhado, foi quando a ficha caiu”, celebrou.
Ela compartilhou como o programa trouxe mais dignidade para o dia a dia de sua família. Além de troca de telhado, o imóvel ganhou pintura, reboco e melhorias na cozinha e banheiro, dando uma nova configuração estética. “Ficou parecendo outra casa, muito mais aconchegante. Até as cortinas que haviam em alguns cômodos foram substituídas por portas. Eu só tenho gratidão por essa bênção”.
Impacto social
O Morar Melhor é reconhecido por proporcionar qualidade de vida para famílias em situação de vulnerabilidade. Segundo o titular da Seinfra, Francisco Torreão, o programa continuará se expandindo para outras localidades, mantendo o compromisso de melhorar as condições de vida da população mais carente.
“O programa começa 2025 com o ‘pé direito’. Já é a quarta entrega em 21 dias. Então, este ano promete ainda muito mais. Esse sucesso só é possível graças ao trabalho em conjunto de uma equipe. O Morar Melhor tem a capacidade de chegar no lugar mais importante de cada cidadão, que é o próprio lar, transformando realidades de vida e trazendo novas perspectivas”, salientou.
Além do Uruguai, outras localidades alcançadas em 2025 são Paripe, Sussuarana e Valéria. Desde seu lançamento, em outubro de 2015, o Morar Melhor já beneficiou quase 55 mil famílias em mais de 300 localidades de Salvador.