No dia 9 de janeiro de 2025, o 4⁰ Batalhão de Engenharia de Construção iniciou o deslocamento estratégico para a Área de Operações MORRINHOS, no Sul de Goiás. A ação faz parte da Operação Goiás, cuja missão é duplicar a Rodovia GO-213, entre as cidades de Caldas Novas e Morrinhos, no Estado de Goiás.
A mobilização está sendo realizada no mês de janeiro por Comboios Logísticos de Transporte do 1⁰ Grupamento de Engenharia, com meios do 1⁰ BEC, 2⁰ BEC, 3⁰ BEC, 4⁰ BEC e 7⁰ BECmb.
Trata-se de um desafio logístico de elevada complexidade, cuja finalidade é a instalação de uma Base Militar Modular para 160 homens, além do desdobramento de máquinas pesadas, equipamentos e viaturas que serão empregadas nas obras da Operação, perfazendo uma distância de 1.000 km entre as cidades de BARREIRAS-BA e MORRINHOS-GO.
A Operação Goiás representa uma oportunidade de adestrar a tropa do 4⁰ BEC na execução de trabalhos de terraplanagem e pavimentação de vias rodoviárias, capacidade essencial à Arma de Engenharia e que visa o apoio ao combate por meio de trabalhos em infraestruturas estratégicas ao esforço de guerra. Ao mesmo tempo, colabora com a defesa do Brasil por meio da integração nacional e desenvolvimento econômico-social.