segunda-feira 20 de janeiro de 2025
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Home / ELEIÇÕES 2026 / PT quer atrair PDT para federação e tenta segurar PV diante de avanço em negociações da direita
segunda-feira 20 de janeiro de 2025 às 06:46h

PT quer atrair PDT para federação e tenta segurar PV diante de avanço em negociações da direita

ELEIÇÕES 2026, NOTÍCIAS


As peças no tabuleiro da política para as eleições de 2026 continuam a se mover. Diante do avanço de negociações entre partidos de centro e direita, o PT também iniciará articulações para aumentar ou pelo menos preservar o tamanho atual de sua federação. A legenda do presidente Lula da Silva (PT) trabalha para atrair o PDT e evitar que o PV decida sair ano que vem da aliança formada em 2022.

Segundo publicou a Coluna do Estadão, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, teve uma conversa inicial com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, sobre o assunto no fim do ano passado. Ele se afastou do comando do PDT para atuar na Esplanada, mas é quem negocia pela sigla. Os dois combinaram de continuar a discussão a partir de fevereiro.

“Este assunto está sendo discutido pelo partido e só tomaremos decisão, com várias opções, dentro de um projeto nacional de enfrentamento a esta direita carcomida, representada pelo Belzebu”, disse Lupi à Coluna do Estadão, em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PT).

Um possível entrave para a federação entre PT e PDT é o ex-ministro Ciro Gomes, que nos últimos anos adotou postura crítica aos petistas. “Tudo tem que ser avaliado no momento da decisão”, desconversou Lupi.

As siglas federadas precisam atuar juntas no Congresso e nos legislativos estaduais e municipais por pelo menos quatro anos. Em 2022, na eleição em que Lula derrotou Bolsonaro, o PT formou uma federação com o PV e o PCdoB. Os “verdes”, contudo, têm demonstrado insatisfação com os rumos da aliança. Para tentar resolver o impasse, Gleisi também deve procurar nas próximas semanas o presidente da legenda, José Luiz Penna, que se reelegeu para o cargo neste mês.

Como revelou a Coluna do Estadão, o PSDB iniciou negociações para uma possível fusão com o PSD, partido presidido por Gilberto Kassab. Os tucanos, que hoje integram uma federação com o Cidadania, também tiveram conversas com o presidente do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), para uma eventual união.

Ao se cadastrar nas newsletters, você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade.

Os três principais partidos do Centrão – PP, Republicanos e União Brasil – também têm avançado em negociações para formar uma federação.

Veja também

Governo de SP investe R$ 135 milhões para dobrar atendimentos a alunos autistas

A secretaria estadual de Educação de São Paulo (Seduc-SP) vai investir 135 milhões de reais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!