segunda-feira 20 de janeiro de 2025
General Gleuber Vieira (à frente), enquanto comandante do Exército, em 1999 — Foto: Givaldo Barbosa
Home / NOTÍCIAS / Morre aos 91 anos general Gleuber Vieira, ex-comandante e último ministro do Exército
domingo 19 de janeiro de 2025 às 19:05h

Morre aos 91 anos general Gleuber Vieira, ex-comandante e último ministro do Exército

NOTÍCIAS


Morreu neste domingo (19) aos 91 anos, o ex-comandante do Exército general Gleuber Vieira. Ele esteve à frente da instituição militar de 1999 a 2003, durante o segundo governo de Fernando Henrique Cardoso, e foi o último a ocupar o cargo de ministro do Exército antes da criação do Ministério da Defesa.

Nascido em 8 de dezembro de 1933, no Rio de Janeiro, e formado como aspirante a oficial de artilharia pela Academia Militar das Agulhas Negras em 1954, Gleuber Vieira atingiu o mais alto posto da hierarquia militar ao assumir, entre 1º de janeiro e 10 de junho de 1999, o cargo de ministro do Exército – sendo o último a ocupar essa função antes da reformulação da estrutura das Forças Armadas.

Com a criação do Ministério da Defesa, assumiu, em 10 de junho de 1999, o posto de primeiro Comandante do Exército, função que desempenhou até 1º de janeiro de 2003. Durante seu comando, o Brasil ampliou a participação em missões de paz da ONU, incluindo operações em Moçambique e Angola. Ele também implementou mudanças institucionais, como a abertura dos Colégios Militares, do Instituto Militar de Engenharia e da Escola de Saúde do Exército para mulheres.

O general do Exército foi ainda autor de publicações, entre elas História Oral do Exército na Segunda Guerra Mundial (2001), e idealizou a Fundação Cultural Exército Brasileiro (Funceb), criada para preservar a história militar e fortalecer sua conexão com a sociedade.

Em nota, o Exército lamentou o falecimento: “Prestamos nossas homenagens e expressamos as mais sinceras condolências à família, aos amigos e a todos que tiveram o privilégio de conviver com este grande líder. Que sua memória inspire futuras gerações de brasileiros a servir com honra e dedicação à Pátria”.

Veja também

Como 15 meses de guerra devastaram Gaza

O acordo de cessar-fogo firmado no Catar e que entrou em vigor neste domingo (19/1) deve dar uma trégua …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!