domingo 26 de janeiro de 2025
Foto: Bruno Concha/ PMS
Home / NOTÍCIAS / Procissão marítima leva imagem do Senhor do Bonfim à Conceição da Praia
quarta-feira 15 de janeiro de 2025 às 14:56h

Procissão marítima leva imagem do Senhor do Bonfim à Conceição da Praia

NOTÍCIAS


Uma procissão marítima levou, na manhã desta quarta-feira (15), a imagem do Senhor do Bonfim em direção à Igreja da Conceição da Praia, no Comércio. A programação teve início às 8h, com a procissão partindo da Marina da Penha, na Ribeira, em direção ao Porto da Barra, retornando e finalizando no Terminal Náutico da Bahia. A realização do evento é do Santuário do Senhor do Bonfim, com apoio da Barco Show Eventos, da Marinha do Brasil, da Associação Náutica da Bahia e da Prefeitura de Salvador, e precede a Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (16), com procissão até a Colina Sagrada, no Bonfim.

Foto: Bruno Concha/ PMS

Segundo o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Gegê Magalhães, o evento era para ter acontecido domingo, mas devido ao mau tempo, não foi possível. “Tivemos uma grande mobilização acompanhando a saída. É um momento que a imagem do Senhor do Bonfim vai se encontrar com a mãe, Nossa Senhora da Conceição, e passar essa noite celebrando com muita fé, para amanhã de manhã retornar à igreja da Basílica do Senhor do Bonfim. É um momento muito importante, não só para a Bahia, mas para todos que visitam nossa terra”, declarou.

Foto: Bruno Concha/ PMS

“Jesus, o amado Senhor do Bonfim, na sua vida pública, ele também navegou. Ele realizou o milagre da multiplicação dos pães, da pesca milagrosa, então o mar sempre teve uma relação com ele. E ele chegou de Portugal, isto é, a sua imagem, veio em uma nau e chegou aqui na Baía de Todos-os-Santos. Então, a procissão que fizemos é para recordar a sua chegada há 280 anos. E amanhã (16) Ele voltará nos braços do povo”, disse o padre Edson Menezes, reitor da Basílica Santuário Senhor do Bonfim,

Foto: Bruno Concha/ PMS

O Juiz Presidente da Irmandade do Santuário do Senhor do Bonfim, Marcelo Sacramento, lembrou que a procissão marítima nasceu através de uma promessa. “A promessa do Capitão Teodósio nasceu de uma intempérie que ele viveu no mar. Então a ideia é que esse deslocamento do Bonfim para a casa da sua mãe, Nossa Senhora, venha pelo mar. E isso é uma coisa que foi implantada pelo padre Edson Menezes e está virando uma tradição, com uma aceitação muito grande”, avaliou.

Apoio marítimo

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) prestou apoio à procissão, com três agentes acompanhando a embarcação principal. “Como de costume, a Salvamar apoiou a procissão marítima que aconteceu hoje. Foram dois salva-vidas no catamarã e um na embarcação, dando total apoio e segurança para que a travessia ocorresse da melhor forma possível. Estamos aí para mais um ano fazer com que o evento aconteça sem nenhum tipo de intercorrência”, afirmou o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas.

Veja também

Batida entre caminhões mata três pessoas no interior da Bahia

Três pessoas morreram depois que dois caminhões bateram de frente, na madrugada deste sábado (25), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!