O bairro de Sussuarana celebrou nesta terça-feira (14) a entrega de mais uma etapa do programa Morar Melhor, iniciativa que transforma as condições de moradia de famílias em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, foram entregues 251 residências reformadas, incluindo melhorias estruturais e estéticas. Esta é a terceira vez que o programa chega à comunidade, totalizando 1.051 imóveis atendidos no bairro.
Entre os moradores contemplados, está Angelina Pinheiro de Freitas, de 38 anos. Há cerca de 30 anos no bairro, ela vive na casa herdada do avô, na Rua Santíssima Trindade, com o marido e dois filhos dos três filhos. Angelina relatou as dificuldades enfrentadas antes da reforma, como telhados quebrados que causavam infiltrações e pisos danificados na cozinha.
“Antes, o telhado pingava muito, e as aberturas nas paredes deixavam os ratos entrarem. Agora, com o programa, tudo mudou: o telhado foi trocado, as paredes e pisos da cozinha foram reformados, e até ganhei uma cozinha americana. É uma melhoria que trouxe dignidade para minha família. Sou muito grata, primeiro a Deus e depois à equipe do Morar Melhor”, afirmou Angelina emocionada.
A casa de Angelina, que tinha apenas um quarto, agora é composta por três, além de uma sala, cozinha, banheiro e varanda. Além de trazer mais conforto, as intervenções garantiram segurança e um espaço mais funcional para a família.
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) destacou que o Morar Melhor é um dos principais programas habitacionais voltado para famílias de baixa renda, promovendo reformas que incluem troca de telhados, aplicação de reboco, pintura e instalação de revestimentos em áreas essenciais como cozinhas e banheiros. Ele também comentou sobre a entrega da casa de Angelina.
“Eles começaram construindo a casa com apenas um quarto, que foi sendo ampliada até chegar a três. Então, veio o programa Morar Melhor, que transformou tudo e deu uma nova casa. Agora, é uma casa de verdade, onde a família vai morar com os seus três filhos, com toda dignidade. Nós fizemos o telhado, reboco, pintura, esquadrias e o piso. A história de Angelina é muito semelhante às de outras pessoas beneficiadas pelo programa Nosso trabalho mudou a vida dessa família e permitirá que as crianças tenham um presente e um futuro melhores”, disse o gestor.
Cristiane Oliveira, gerente do programa, destacou a importância da iniciativa. Segundo ela, o Morar Melhor já promoveu melhorias em mais de 54 mil residências em Salvador, sendo 18.577 apenas entre 2022 e 2024.
“Hoje estamos celebrando uma grande conquista para a comunidade. A casa modelo, que representa as demais, recebeu troca de telhado, colocação de cerâmica no chão e nas paredes da cozinha, para resolver problemas de infiltração e melhorar a ventilação, além de reformas como pintura, reboco e ajustes estruturais”, afirmou.
Praça
Também nesta terça, na Rua Santíssima Trindade, a prefeitura entregou uma praça, que conta com uma quadra poliesportiva e um parque infantil. O equipamento foi construído em uma área de 427 metros quadrados. “Antes isso tudo era lama, não existia quadra e nem parque. As pessoas também utilizavam o local para descartar lixo. Agora, está uma maravilha”, comemorou a aposentada Rosalinda Mendes, de 78 anos.